Páginas

5 de abril de 2011

"Formação Parental"


No dia 14 de Março de 2011, em consequência de uma parceria estabelecida entre o GAAS Sempre a Crescer e a Rede Social de Braga, realizou-se uma acção de Formação Parental, para 10 pais e mães do pólo de atendimento de Adaúfe e 10 pais e mães do pólo de atendimento de Gualtar, que decorreram nas instalações da Junta de Freguesia de Adaúfe e na Junta de Freguesia de Gualtar.

Os grupos foram constituídos por 20 pais, sendo 8 do pólo de Adaúfe beneficiários do R.S.I. e 2 são beneficiários da Acção Social. No pólo de Gualtar eram todos beneficiários do R.S.I. A Formação Parental teve início a 14 de Março de 2011 e seu término foi a 25 de Março de 2011. A formação decorreu de segunda a sexta-feira, das 14hs às 17hs em Adaúfe e as 9.30 às 12.30hs em Gualtar, num total de 30 horas.

Os módulos dados passaram pelas práticas parentais, higiene pessoal, Educação, economia do lar e organização doméstica, alimentação, o papel da família na escola, planeamento familiar, autoconhecimento, consumos nocivos. Para a execução destes módulos, contamos com uma equipa multidisciplinar onde estiveram presentes Assistente Social, Psicóloga, Professora Primária e enfermeiras.

A experiência foi muito importante, quer para a equipa do Gabinete da Sempre a Crescer quer para os próprios pais, que estiveram motivados, interessados e assíduos ao longo de toda a formação, e para a maior parte deles, esta foi uma oportunidade de actualizar conhecimento no âmbito da educação, que é sempre um desafio!
Para nós foi muito gratificante ver e perceber não só o contentamento dos formandos assim como a sua evolução.

No seguimento deste trabalho, desenvolvemos uma parceria com o Projecto Convergências eu pertence à Associação Famílias, que pretende fomentar a cidadania e igualdade de género, luta contra a violência doméstica e luta contra o tráfico de seres humanos. Neste sentido, promovemos uma sessão de cinema com estes grupos de pais, que são num total 20 para assistir ao filme Anjos do Sol com a análise do sociólogo Hernâni Veloso Neto, e do filme Busca Implacável com a análise do Dr. António Vieira Silva. Em ambos filmes, os grupos terão debates acerca do filme com a Assistente Social do GAAS que elaborou a Formação Parental e apresentou alguns módulos. Posteriormente, iremos trabalhar temáticas específicas cujos temas foram escolhidos pelos próprios pais.


A Coordenadora do GAAS da Sempre a Crescer.

1 comentário: