Páginas

27 de abril de 2011

“Compotas – Vamos aproveitar a nossa fruta”


Workshop Itinerante

Na sequência do plano de actividades de 2011 do Serviço de Atendimento/Acompanhamento Social do Centro Social e Paroquial de Fragoso, consideramos pertinente, a organização de actividades práticas e/ou educativas como forma de intervenção junto da nossa comunidade, dando continuidade ao trabalho desenvolvido até ao momento.

A actividade em questão teve como objectivo ensinar um grupo de mulheres a confeccionar compotas de fruta. Pretendemos demonstrar como é possível rentabilizar os recursos existentes na comunidade local, nomeadamente nas suas próprias habitações. Tal ideia surgiu da constatação do excesso de fruta desperdiçada pelos indivíduos, nos seus próprios terrenos.

Assim, no dia 2 de Abril de 2011 deslocamo-nos até Ponte de Lima, para um Workshop, dinamizado pela D.ª Lúcia (desde já a quem agradecemos), numa Casa de Turismo Rural, onde o grupo aprendeu a reconhecer as características dos vários tipos de doces que poderá confeccionar (Marmelada, Conservas, Compotas, Geleias) e alguns conselhos práticos sobre a confecção das várias compotas. Esta actividade fomentou o conhecimento teórico, assim como a oportunidade de cada elemento do grupo participar de uma forma activa durante toda a sessão.

Mas nem tudo foi trabalho! A empatia entre os elementos do grupo proporcionou momentos de convívio e contribuiu para a mudança das rotinas das mulheres.

Acreditamos que com estas actividades estamos a criar oportunidades para fomentar as competências pessoais e sociais, contribuir para a melhoria da auto-estima, bem como a diminuição da exclusão social.


1 comentário:

  1. E acho que estão mesmo!
    Agora que nos encontramos em período de crise é interessante valorizar o que temos de bom, como sejam os nossos produtos e as nossas capacidades.
    Parabéns!

    ResponderEliminar