Páginas

7 de abril de 2011

12 Meses, 12 Dicas


Mês de Março

Gestão do Orçamento Pessoal/Familiar


Este mês sugerimos-lhe:

Poupar é usar menos e, se usar menos electricidade, vai pagar menos dinheiro por mês. É simples, eficaz e basta um pequeno gesto que já conhece: desligar botões ou interruptores. O ideal é tornar as dicas abaixo apresentadas em hábitos quotidianos – gestos económicos que vão reduzir drasticamente a factura da electricidade!
- Crie o hábito de desligar a luz sempre que sai de uma divisão para a qual não vai voltar tão cedo.
- Troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de baixo consumo e/ou lâmpadas fluorescentes – estas últimas duram aproximadamente 2 anos e consomem cerca de 35% menos energia.
- Baixe a temperatura da caldeira/esquentador.
- Desligue todos os botões de standby dos electrodomésticos – mesmo não estando a ser utilizados. Se a luz de standby estiver acesa continuam a consumir energia e a aumentar a factura da electricidade.
- Ponha as máquinas de lavar roupa e de lavar loiça a funcionar apenas quando estiverem cheias.
- Adira à tarifa bi-horária, programe as máquinas para trabalharem exclusivamente de noite e veja a sua conta de electricidade a diminuir.
- O frigorífico é um dos electrodomésticos que mais energia gasta numa casa, por isso, evite abrir e fechar a sua porta muitas vezes seguidas, optando antes por retirar ou guardar tudo o que precisa de uma só vez.
- Evite deixar o ferro de engomar ligado se parar de passar a ferro durante alguns minutos – um ferro de engomar gasta tanto como 10 lâmpadas de 100 watts, por isso, não desperdice essa energia e esse dinheiro!

Sem comentários:

Enviar um comentário