Páginas

27 de abril de 2011

"Aprender é... fixe!" - Páscoa 2011


No dia 20 de Março de 2011, o GAAS da ASCREDNO levou a cabo uma actividade de Páscoa, dirigida aos filhos dos seus utentes beneficiários de RSI, residentes em Espinho, Pedralva e Sobreposta.

A actividade designada “Aprender é…Fixe!” decorreu nas instalações da Junta de Freguesia de Pedralva e visou trabalhar diversas estratégias de auto-regulação da aprendizagem, importantes na promoção da permanência e sucesso escolar.

Ainda antes da hora marcada, já o movimento era visível junto à porta principal da junta de freguesia de Pedralva. Foi entre risadas e despedidas dos pais, que as crianças foram convidadas a entrar na sala, que havia sido, previamente, preparada para as receber. A este grupo juntaram-se, inesperadamente, outras crianças do ATL daquela freguesia.

A actividade iniciou com uma dinâmica de apresentação das técnicas do GAAS, seguida da apresentação de cada uma das crianças presentes na sala. Posteriormente, foi abordado o tema da Aprendizagem, desdobrado em diversos sub-temas: escola, métodos de estudo, testes de avaliação, TPCs, entre outros. A actividade “O meu horário de estudo” gerou grande agitação entre a pequenada, pois cada criança foi incentivada a pintar, com cores diversas, o seu horário de estudo, proliferando-se as questões e comentários a esta asunto. De seguida, foram discutidas diversas estratégias para planificar e organizar uma boa sessão de estudo.
A tarde não terminou sem antes terem sido realizadas dobragens em papel, cujo resultado foi um conjunto de graciosos origamis.

No final da actividade, restou, ainda, tempo para a entrega de presentes alusivos à Páscoa, assim como outros brindes, que parecem ter feito as delícias de todos, “desde o miúdo ao graúdo”!

1 comentário:

  1. Os meninos andam mais aplicadinhos? esta acção ajudou a mudar de hábitos?

    ResponderEliminar