Páginas

7 de abril de 2011

"Diabetes" - Acção de Sensibilização/Informação


O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) promoveu no dia 2 de Março de 2011, uma Acção de Sensibilização/Informação sobre “Diabetes”, nas Instalações do Centro de Saúde de Fafe, tendo sido dinamizada por três médicas estagiárias (Parceria da CVP – Delegação de Fafe com a Unidade de Saúde “Novo Cuidar” do Centro de Saúde).

Para a frequência desta acção foram convocados 19 beneficiários do R.S.I. em acompanhamento pela Equipa (com diagnóstico da doença, familiares destes e a título preventivo), tendo participado efectivamente 15 indivíduos.

Apresentou como objectivo geral informar os beneficiários sobre a doença da Diabetes e ensiná-los a manter um equilíbrio entre a vida saudável e uma boa gestão da Diabetes.
Os objectivos específicos passaram por: informar e aconselhar sobre os diferentes tipos de diabetes (tipo 1 e 2); esclarecer dúvidas em relação à doença; prevenir os efeitos secundários e as complicações da Diabetes; promover a compreensão da relação existente entre a doença e a alimentação.

Esta Acção foi dinamizada por três médicas estagiárias que utilizaram como estratégias: a discussão em grupo, tendo em consideração as experiências dos participantes, que funcionam como mais-valia para o enriquecimento das sessões; a reflexão verbal, no sentido de esclarecer dúvidas; uma breve exposição dos conteúdos ajustando a linguagem evitando termos demasiado técnicos; a distribuição de panfletos sobre o tema Diabetes Mellitus.

No que concerne aos sub-temas abordados acerca da doença da Diabetes, convém salientar: estatística, definição, tipos da Diabetes, factores de risco, sintomas, diagnóstico, tratamento, indicações, administração e cuidados com a Insulina, controlo da Diabetes, cuidados nutricionais, importância do exercício físico e, por último, as diversas complicações decorrentes da doença.

Os beneficiários revelaram muito interesse pela Acção, tendo participado de forma muito activa e colocando dúvidas no decorrer da mesma.


Sem comentários:

Enviar um comentário