Páginas

7 de abril de 2011

Atelier de Educação Alimentar


O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, assumindo a relevância da realização de uma intervenção social participada, que vise a qualificação dos agregados familiares em acompanhamento, tem vindo a promover várias Acções de Informação/Sensibilização/Prevenção a que os beneficiários (adultos, crianças e jovens) são chamados a participar, e que têm como finalidade dotar as famílias de competências e capacidades, mediante a transmissão de conhecimentos potenciadores de novas atitudes e comportamentos, com vista ao fortalecimento dos factores protectores das famílias e prevenção da ocorrência de situações/factores de risco, capacitando-as para um melhor desempenho das suas competências no sentido de um pleno exercício de cidadania, progredindo na criação de condições para percursos de autonomia.

O Atelier de Educação Alimentar teve como finalidade sensibilizar as beneficiárias para a adopção de práticas de alimentação e estilos de vida saudáveis.
O grupo de participantes era composto por 7 beneficiárias adultas do RSI, que apresentavam comportamentos de risco a nível alimentar e um estilo de vida pouco saudável, bem como um défice de conhecimentos ao nível da confecção/higiene das refeições.
No que concerne aos Recursos Humanos, o Atelier foi organizado/dinamizado por um representante dos técnicos Superiores do SAAS, designadamente a Educadora Social e pelos Ajudantes de Acção Directa.
Ao nível dos recursos materiais, foram utilizados Electrodomésticos (fogão, frigorifico), picadora, géneros alimentares, utensílios de cozinha (panelas, pratos, talheres, etc.), produtos de higiene e papel de alumínio.

Como parceria houve a colaboração, a título informal, de uma Nutricionista, Formadora da Associação Empresarial e Comercial de Fafe, da empresa E.leclerc de Fafe, que patrocinou esta acção através da oferta de géneros alimentares utilizados na mesma e da Pastelaria “Bom Gosto”, que disponibilizou aventais e toucas para as participantes utilizarem no decorrer do Atelier.
Esta actividade teve duas vertentes: uma vertente teórica, dinamizada pela Nutricionista, onde foram abordados temas como a higiene e preparação dos alimentos, a Segurança Alimentar e conselhos para uma alimentação saudável (realizada em 2 sessões de 3 horas cada); e uma vertente prática que consistiu em ensinar/orientar na confecção e higienização de refeições saudáveis (decorreu ao longo de 5 sessões, uma vez por semana, com 4 horas de duração cada sessão).
Para além da transmissão de conhecimentos teóricos e práticos, pretendeu-se criar um espaço de convívio, partilha de experiências e explicação de dúvidas.

Na primeira sessão, realizou-se uma dinâmica de grupo, intitulada “Bola da Verdade”, com os objectivos de promover um ambiente de confiança e conhecimento mútuo através da apresentação do grupo de participantes, da temática e funcionamento do Atelier; promover interacção grupal; trabalhar o hetero-conhecimento.

Nas sessões práticas, confeccionaram-se refeições saudáveis e económicas, tentando dotar as beneficiárias de competências ao nível da higiene, organização e conservação dos alimentos, aprender a colocar adequadamente uma mesa de refeição, conhecer os cuidados a ter com os alimentos, entre outros (exemplos de refeições confeccionadas: arroz xau-xau, rissóis, peixe vermelho assado, pêra bêbada, leite-creme, coquinhos, etc).

Na última sessão, procedeu-se à dinamização de uma dinâmica de grupo com o intuito de avaliar o Atelier, designada de “Balão na roda”, que apresentou como finalidades: encerrar a actividade; reflectir e avaliar o grau de importância do trabalho realizado, reflectir acerca dos obstáculos que eventualmente surgiram no decorrer do Atelier; facilitar o processo de separação do grupo.
Como aspectos positivos, os participantes referiram que “aprendi a fazer refeições que não sabia”, “fazer comidas saudáveis e baratas”, “conviver com outras pessoas e divertir-me” (cit.). Salientaram que não foram percepcionados aspectos a melhorar.

Por último, entregou-se a cada participante um certificado que simboliza a sua participação no Atelier, bem como um “Livro de Receitas”, elaborado pelos Ajudantes de Acção Directa, no qual constam todas as receitas das refeições confeccionadas no Atelier

.





Sem comentários:

Enviar um comentário