Páginas

12 de maio de 2010

Encontro dos GAAS de Guimarães

À semelhança do ocorrido em Braga, realizou-se no dia 6 de Maio de 2010 um encontro com todos os técnicos dos GAAS do Guimarães, com igual objectivo, ou seja, efectuar em conjunto uma reflexão aos resultados atingidos nos Gabinetes a partir do trabalho que foi desenvolvido com o NQFT ao longo deste ano e meio e, procurar igualmente novas modalidades de trabalho, tendo em atenção, as necessidades actuais dos mesmos. Estiveram presentes quase todos os técnicos, assim como, a Dra. Fátima Araújo, Coordenadora do NLI de Guimarães e Coordenadora de Zona e ainda a Dra. Manuela Sousa, Coordenadora do NLI de Vizela.

A parte da manhã foi ocupada com a avaliação à adequabilidade de cada um dos objectivos definidos pelo NQFT no início deste trabalho, sendo eles:

- Contribuir para a qualificação do funcionamento dos SAAS do concelho;
- Potenciar a qualificação individual dos profissionais e do trabalho em equipa;
- Melhorar a compreensão do trabalho de qualificação de famílias aperfeiçoando métodos de trabalho que melhor respondam aos processos de desenvolvimento pessoal e familiar;
- Aprofundar conhecimentos, tendo em conta, diferentes públicos e diferentes problemáticas;
- Desenvolver instrumentos de trabalho facilitadores da intervenção desenvolvida.

Houve uma discussão participada e de uma forma geral, as apreciações feitas indicaram que estes encontros contribuíram positivamente para alterar e melhorar a eficácia dos SAAS, os procedimentos técnicos, os modelos e as estratégias de intervenção, o conhecimento e a relação entre todos os técnicos dos diferentes Gabinetes e a articulação e potenciação do trabalho entre/com os GAAS.

Foi unânime que seria necessário explorar mais os 2 últimos objectivos e por isso, foi proposto criar grupos de trabalho, tendo em conta, as problemáticas de maior incidência nos SAAS e cuja intervenção social é difícil de delinear. A designar: emigração/minorias étnicas; deficiência e doença mental; toxicodependência; violência doméstica e menores em risco.

Destas, foram priorizadas 3, (deficiência /doença mental; maustratos e violência doméstica e protecção de menores em risco), e foram de imediato constituídos os respectivos grupos e agendadas as 1ªs reuniões.

Os técnicos consideram que os “Encontros entre Pares” deveriam continuar, visto que, os objectivos dos mesmos ainda se mantinham.

Foi feito o reparado pelas Coordenadoras do NLI de que as acções conjuntas desenvolvidas pelos Protocolos deveriam ser propostas aos respectivos NLI para aprovação e apoio caso se justifique.

Ficou combinado realizar no final do ano uma nova reunião com as respectivas Coordenadoras dos NLI.


Maria Alexandra Constantino
NQFT

Sem comentários:

Enviar um comentário