Páginas

12 de maio de 2010

Acção de Sensibilização de “Gestão do Orçamento Familiar”

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa dinamizou a primeira edição da Acção de Sensibilização de “Gestão do Orçamento Familiar”, que ocorreu nos dias 27 e 30 de Abril de 2010. Para a frequência desta acção foram convocados 16 beneficiários do RSI, com idades compreendidas entre os 16 e os 50 anos de idade e que apresentavam algumas necessidades de aquisição de conhecimentos ao nível da Gestão do Orçamento familiar. Destes participaram 7 beneficiários (6 do sexo feminino e 1 masculino).

Os objectivos da acção passaram por ajudar os beneficiários a estar aptos para:
compreender a importância de planificar e gerir os seus gastos e rendimentos; elaborar um Orçamento Familiar de forma adequada (analisar as despesas previstas e os rendimentos mensais do agregado familiar); prevenir situações de endividamento (dívidas e imprevistos); explorar formas de reduzir as despesas mensais; elaborar uma lista de compras e ementas económicas; realizar uma gestão de economia doméstica autónoma.

A avaliação formativa da acção foi realizada nas sessões através da observação directa da adesão e desempenho das tarefas.

A avaliação final foi efectuada mediante uma reflexão com os beneficiários, com vista a proceder a uma autoavaliação final das possíveis mudanças a nível das competências adquiridas, assim como uma avaliação da acção em si. A opinião foi unânime, tendo os participantes referido que a acção foi “muito boa e interessante”, que gostaram de “aprender a elaborar o Orçamento Familiar”, o que indica uma avaliação claramente positiva da acção e permite constatar que houve uma aquisição significativa de informação/conhecimentos por parte dos beneficiários.

Sem comentários:

Enviar um comentário