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26 de maio de 2010

Desenvolvimento da Pro-actividade para a Empregabilidade

O Protocolo de Rendimento Social de Inserção (RSI) do Gabinete de Atendimento à Família é uma resposta social integrada, sistemática e pluridireccionada. Pretende promover a aquisição de competências nas mais diversas áreas do social, através da participação pro-activa dos beneficiários RSI na definição do projecto de mudança e consequente automatização.

Este trabalho centra-se nas necessidades, experiências e interesses das famílias, envolvendo-as activamente na resolução dos seus problemas e no desenvolvimento das suas competências e potencialidades. A intervenção psico-sócio-educativa da equipa, que tem por fim último a (re)integração social destas famílias, é direccionada para as seguintes áreas: a organização doméstica, a gestão financeira, a saúde, o emprego / ocupação, a educação e a gestão das dinâmicas familiares.

A área do Emprego, é um dos principais investimentos da nossa equipa. Para os(as) beneficiários(as) em situação de desemprego, a equipa tem disponíveis os seguintes serviços:

Passaporte de Emprego”: trata-se de um instrumento de procura activa de emprego, da autoria da equipa. Tem por objectivo ser um auxílio, para a pessoa desempregada, na procura de emprego. Visa que ela seja capaz de pôr em prática os conhecimentos e atitudes de procura activa de emprego, aprendidas nas sessões colectivas de "Técnicas de Procura de Emprego", de modo a facilitar a sua integração no mercado de trabalho. O “Passaporte do Emprego” permite construir um plano pessoal de emprego. Nele é possível: a) registar os dados pessoais, as empresas de interesse para candidatura espontânea, as acções ou diligências planeadas na procura pro-activa de emprego; b) definir essas acções em calendário anual; e c) registar o resultado dessas acções, obtendo comprovativos da procura de emprego. Contém também algumas orientações para facilitar a integração no mercado de trabalho e os recursos locais na procura de emprego (e.g., sites oficiais e não oficiais de emprego, as empresas de recrutamento e selecção que operam localmente, as entidades formais de emprego, jornais, a rede de relações pessoais, entre outros recursos).
Base de dados de emprego: permite inscrição do(a) beneficiário(a) para emprego, através do preenchimento da Ficha de Caracterização Sócio-Profissional. É útil, pois permite à equipa encaminhar os/as inscritos/as para ofertas de emprego compatíveis com o seu perfil.
Dossier de ofertas de emprego: permite a consulta de ofertas de emprego recolhidas pela equipa em jornais, sites de emprego, I.E.F.P - Centro de emprego, ofertas directas de empregadores, contacto com empresas, etc.
Atendimentos personalizados: consistem num apoio individualizado e especializado na procura de emprego. Podem ir desde uma simples consulta de de ofertas, até ao apoio na elaboração do Curriculum Vitae e de cartas de apresentação e de candidatura espontânea.
Colaboração em iniciativas de auto-emprego: trata-se de um serviço de informação e mediação entre os(as) beneficiários(as) interessados na criação do próprio emprego e a Associação Nacional de Direito ao Crédito (Microcrédito).
Sessões colectivas de Técnicas de Procura de Emprego - TPE’s: tratam-se de acções em grupo, de participação gratuita e com a duração de 18 horas (3 dias). Têm como objectivo geral garantir que os/as participantes ponham em prática os conhecimentos e atitudes de procura activa de emprego, de modo a facilitar a sua integração no mercado de trabalho. Mais especificamente visam que estes sejam capazes de 1) conhecer e explorar as oportunidades de emprego; 2) responder a anúncios de emprego; 3) escrever uma carta de candidatura a um emprego; 4) escrever uma carta de candidatura espontânea; 5) elaborar um curriculum vitae, de acordo com o modelo europeu; e 6) sentir-se à vontade numa entrevista de emprego.

A criação desta panóplia de apoios veio colmatar a necessidade de orientação dos(as) beneficiários(as) na actuação no mercado de emprego. Tem sido notório que o know-how adquirido pelo usufruto dos nossos serviços desencadeia nas pessoas uma maior auto-confiança e auto-eficácia, valorização pessoal e um sentimento de empowerment.

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