Páginas

27 de maio de 2010

Convívio Comemorativo do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe Cruz Vermelha Portuguesa (DFCVP) promoveu, no passado dia 22 de Maio, das 15h00 às 17h00, um Convívio Comemorativo do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento (dia 21 de Maio).

Este Convívio Comemorativo inseriu-se ainda na celebração de 2010 como Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, de forma a sensibilizar a sociedade em geral para a importância do respeito pela diversidade cultural e a existência de situações de pobreza e exclusão social em que ainda vivem muitos portugueses e reconhecendo a importância da realização de intercâmbios culturais na promoção do respeito pela diversidade das culturas, da tolerância, do diálogo e da cooperação entre diversos grupos da sociedade, num clima de confiança e de entendimento mútuo.

O Convívio realizado contou com a participação de 15 adultos beneficiários da medida protagonizaram a Peça de Teatro “Um mundo cheio de pessoas coloridas”, todos eles desempregados, 15 crianças que frequentam o “Atelier Colorir o Sábado”, projecto promovido pela Juventude Cruz Vermelha de Fafe, representaram a peça de teatro “Meninos de todas as cores”, assim como a coreografia de uma música, 2 ciganas beneficiárias do R.S.I. apresentaram aos presentes coreografias de Danças Ciganas. O lanche que se realizou no final do espectáculo contou com a animação de uma criança que tocou concertina e cantou ao desafio.

Importa referir que todos os adereços utilizados no cenário foram construídos pela maioria dos participantes na peça, num Atelier de Trabalhos Manuais, dinamizado pela nossa Equipa e que teve como um dos objectivos preparar a animação deste Convívio.
O espectáculo teve como assistência aproximadamente 70 espectadores, dos quais 50 são beneficiários do R.S.I..

A nível institucional e para além dos elementos da Direcção da Delegação de Fafe Cruz Vermelha Portuguesa, estiveram presentes as seguintes individualidades: Dr. Pompeu Miguel Martins (Vereador da Educação, Cultura e Juventude do Municipio de Fafe), Carlos Mota (Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Fafe), Dr.ª Fernanda Alberta Gonçalves (Directora do Centro de Emprego de Fafe), Dr.ª Dalila Oliveira (Técnica Superior do Serviço Social da Câmara Municipal de Fafe), Dr. José Costa (Técnico do Centro de Emprego de Fafe) e Dr.ª Vera Peixoto (Técnica de Formação da COFAFE – Cooperativa de Produtores Agrícolas de Fafe)

Esta celebração foi considerada como muito positiva, na medida em que serviu para desmitificar alguns preconceitos presentes na opinião pública sobre alguns grupos desfavorecidos associados a fenómenos de pobreza de exclusão social, designadamente sobre aqueles que beneficiam do Rendimento Social de Inserção, apelando ao envolvimento da sociedade para a inclusão social dos mais vulneráveis.

É importante que todos nos mobilizemos contra a pobreza, porque… POBREZA É FICAR INDIFERENTE!

Importa aqui destacar que no próximo dia 09 de Junho a Equipa irá realizar um encontro com os Beneficiários do R.S.I. que participaram no Atelier de Trabalhos Manuais que preparou a animação do Convívio, de modo a exibir o filme da actividade e recolher alguns testemunhos dos participantes na actividade, que oportunamente será enviado.

Sem comentários:

Enviar um comentário