Páginas

10 de maio de 2010

Encontro das AAF - SAAS do Colégio S. Caetano

No passado dia 03 de Maio de 2010, decorreu nas instalações na Delegação da Cruz Vermelha de Fafe, o Encontro das AAF, o qual foi durante a tarde, dinamizado pelas AAF do SAAS do Colégio S. Caetano, onde se apresentou: a caracterização da população alvo, as dinâmicas de trabalho do SAAS (funcionamento da equipa), os instrumentos de trabalho, casos em acompanhamento, actividades desenvolvidas pelo SAAS e actividades propostas para serem desenvolvidas.

Foram apresentados casos de agregados em acompanhamento, a fim de mostrar as estratégias utilizadas em várias situações, de modo a mostrar que nem tudo são sucessos. Na realidade existem vários obstáculos, que vão sendo trabalhados até serem ultrapassados. Viemos mostrar que nem tudo é positivo! Que todo o nosso trabalho passa por um longo caminho onde temos constantemente entraves que temos de contornar até chegar ao final do nosso percurso.

Desde o início da nossa intervenção, efectuaram-se várias actividades, nomeadamente visitas: a Museus, à Quinta Pedagógica, à Biblioteca, entre outras, no sentido de efectuar actividades colectivas para se conseguir trabalhar aspectos individuais.
Concluímos esta acção com uma reflexão acerca do nosso desenvolvimento enquanto profissionais ao longo deste percurso. Notou-se uma evolução ao nível das competências de análise e acompanhamento aos beneficiários, aumentando a capacidade de dar uma resposta célere e adequada a cada situação, favorecida por uma maior maturidade profissional, que se traduziu numa postura mais confiante perante os desafios que se foram apresentando. Daqui resultou uma relação mais próxima para com os agregados familiares.

Não podemos deixar de referir a importância deste trabalho na nossa valorização pessoal como fonte de experiências gratificantes. Disto resultou uma maior consciência da importância do nosso papel enquanto cidadãos.

Andreia Silva e Sameiro Braga
AAF do Colégio São Caetano

3 comentários:

  1. A presença das Equipas Multidisciplinares dos GAAS do Colégio de S. Caetano de Braga e do Centro Social e Paroquial de Polvoreira – Guimarães na formação destinada a Ajudantes de Acção Directa dos GAAS de Fafe, Celorico de Basto, Cabeceiras de Bastos e Vieira do Minho, que decorreu nas instalações da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, nos passados dias 3 e 4 de Maio, foi para nós um testemunho importante de partilha de experiências e estratégias de intervenção consideradas como boas práticas a nível do atendimento e acompanhamento social a famílias beneficiárias do R.S.I.
    Avaliamos a formação como muito pertinente, positiva e interessante, constituindo-se como um factor de reflexão sobre a nossa intervenção, contribuindo também para um progressivo aperfeiçoamento e melhoria da mesma, reforçando a necessidade sentida por nós de flexibilizar e inovar de forma contínua a metodologia e estratégias utilizadas no acompanhamento.
    Os Ajudantes de Acção Directa: Adriano Teixeira, Maria José Peixoto, Marisa Guimarães e Marisa Santos
    E
    As Educadoras Sociais: Joana Cunha e Sónia Parente.

    Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa

    ResponderEliminar
  2. O encontro de Ajudantes de Acção Directa nos dias 3 e 4 de Maio de 2010, decorrido em Fafe, globalmente foi positivo.
    Salientamos a troca de experiências, partilha de saberes entre equipas, como estrategicamente útil, no decorrer da nossa intervenção.
    A troca de conhecimentos, de realidades, de problemáticas, abre caminho para a procura de formas de lidar com cada indivíduo/família.
    Acreditamos assim, que a contribuição das ajudantes das equipas do Colégio São Caetano de Braga e Centro Social de Polvoreira, proporcionou a partilha de várias estratégias utilizadas, que facilitam o desenvolvimento de novas formas de intervenção, avaliação e decisão, de metodologias a utilizar na nossa prática.
    Sentimos por um lado, também, alguma satisfação por vermos reportadas algumas das estratégias, já por nós utilizadas tendo este encontro originado uma maior motivação profissional.
    Não que estivéssemos pouco motivadas, mas, muito pelo contrário temos a noção de que estamos a seguir no bom caminho.
    Por fim não podemos deixar de salientar que estes encontros são de extrema importância, contribuindo para uma aprendizagem que nos permite produzir conhecimentos e contribuir para intervir nos problemas apresentados pelas famílias.

    Patrícia Costa e Paula Freitas
    (Ajudantes de Acção Directa do Centro Social de Gagos – Celorico de Basto)

    ResponderEliminar
  3. ola boa tarde gostaria de entrar em contacto com as AAD pra trocar uma ideias é possivel?

    ResponderEliminar