Páginas

16 de janeiro de 2012

“Suporte Básico de Vida para Adultos”


O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da Santa Casa da Misericórdia de Vizela promoveu no dia 23 de Novembro de 2011 uma acção de sensibilização sobre Suporte Básico de Vida, sendo que o público-alvo era beneficiários adultos do RSI/Acção Social de diversas idades. Esta actividade teve como objectivo sensibilizar as pessoas para que tenham a noção que qualquer um de nós pode salvar uma vida ou pelo menos tentar assegurar as funções vitais até à chegada dos meios técnicos e humanos mais qualificados.

Esta acção de sensibilização foi constituída por uma componente teórica e por uma componente fundamentalmente prática. Neste seguimento foi explicitado o algoritmo do Suporte Básico de Vida, onde os beneficiários aprenderam a avaliar a situação de uma vítima, se está em paragem cardiorespiratória, bem como, a prestar um conjunto de procedimentos integrados para evitar o agravamento da situação, incluindo a protecção da vítima, o contacto com os meios de socorro e o pré-socorro. Abordou-se ainda como deverá ser feita uma chamada para o 112, bem como, a necessidade de dizer exactamente onde é o local, o número de vítimas e situação actual em que se encontra. Após a parte teórica iniciou-se a componente prática em que os beneficiários puderam colocar em prática, num manequim de suporte básico de vida, todos os passos que deverão ser efectuados em caso de emergência.

Foi notória a motivação dos beneficiários para esta acção sendo evidente que até então nunca haviam contactado com esta temática, nem tinham tido a oportunidade de treinarem elas próprias o procedimento do Suporte Básico de Vida.
Ressalvando sempre que o Suporte Básico de Vida baseia-se numa série de procedimentos e técnicas, que visam garantir que as funções vitais se mantenham estáveis ou pelo menos atrasem o tempo em que os danos se tornem irreversíveis, tornando-se numa ajuda fundamental em caso de risco iminente de vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário