Páginas

16 de janeiro de 2012

“Pequenos Gestos salvam muitas vidas”

O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, promoveu uma acção de sensibilização sobre Suporte Básico de Vida, com o público-alvo de crianças com idades compreendidas entre 10 e 14 anos. Esta actividade teve como objectivo sensibilizar as crianças acerca da importância de estarem preparadas para adoptar medidas de protecção e alerta perante uma situação de crise, bem como, difundir alguns conceitos teóricos de actuação perante vítimas e sensibilizar para a chamada telefónica de emergência.

Esta actividade, teve uma componente teórica e fundamentalmente prática, em que um dos temas abordados na parte teórica foi o algoritmo do Suporte Básico de Vida, tendo de imediato iniciado a componente prática em que as crianças puderam praticar num “boneco monitorizado” todos os passos que deverão ser efectuados em caso de emergência.
Ao longo da actividade foi feita uma apresentação de um vídeo de acerca do algoritmo do Suporte Básico e Vida e ainda a realização de um teste acerca dos conceitos apreendidos anteriormente. Para finalizar, os participantes construíram uma mini-ambulância que puderam levar para casa juntamente com um diploma.

Foi notória a motivação das crianças para esta actividade, sendo evidente que até então nunca haviam contactado com esta área dos primeiros socorros, nem tinham tido a oportunidade de treinarem elas próprias o procedimento do Suporte Básico de Vida. Salientando-se que, este tipo de iniciativa fomenta a prática de uma cidadania activa particularmente em crianças.


1 comentário:

  1. Uma excelente aprendizagem para enfrentar situações stressante. Optimo.

    ResponderEliminar