Páginas

16 de janeiro de 2012

"Já lavaste os dentes hoje?"


No dia 2 de Setembro de 2011 o GAAS da Santa Casa da Misericórdia de Vizela acolheu, nas suas instalações, 11 crianças em idade escolar com o intuito de participarem na formação “Já lavaste os dentes hoje?”, uma iniciativa de educação para a saúde que havia sido contemplada no Plano de Acção do presente ano. A actividade teve como objectivo a promoção de hábitos de higiene oral saudáveis em crianças, através de um conjunto de estratégias activas para obter a atenção, envolvimento e participação das crianças na temática.

A formação iniciou-se com a visualização de um pequeno filme de desenhos animados sobre a lavagem de dentes, que mostrou como o procedimento de escovagem pode ser um acto útil, divertido e facilmente utilizado por todas as crianças. De seguida, realizaram-se questões abertas para aferição dos seus conhecimentos sobre o tema e preparação para uma exposição em power point. Os conteúdos desta apresentação incluíram a discussão da funcionalidade, tipologia e procedimentos específicos que contribuem para a manutenção de uns dentes saudáveis, mostrando igualmente como e quando devem ser lavados e as consequências de não o fazer.
O recurso a imagens e personagens animadas, as pequenas revisões e repetições dos conteúdos e ainda a solicitação e discussão dos exemplos pessoais de cada criança constituíram-se como ferramentas fundamentais no sucesso desta formação.

No final, foram entregues folhetos com as ideias-chave dos conteúdos abordados, certificados de participação e ainda cartões de registo de lavagem de dentes. De salientar que, embora estes cartões devam ser preenchidos pelas crianças, apelam ao envolvimento dos pais pois contêm uma coluna onde estes devem colocar a sua assinatura mostrando terem conhecimento de quantas vezes os seus filhos lavam os dentes por dia. Contudo, foi ainda oferecido a cada criança um Kit de Lavagem de Dentes composto por pasta dentífrica e uma escova de dentes, para assim aumentar a motivação para colocarem em prática os conhecimentos adquiridos durante esta sessão.


1 comentário:

  1. Gostei.
    Afinal, ainda é preciso desenvolver tanto este tipo de iniciativa.
    P'ra frente.

    ResponderEliminar