Páginas

10 de janeiro de 2012

Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas: consulta pública


Está em fase de consulta pública até 18 de janeiro de 2012, a Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), que cria um conjunto integrado de medidas, a aplicar até 2020, e que será alvo de avaliação e monitorização.

Segundo o Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), a elaboração da ENICC foi coordenada pelo Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte, e esteve a cargo do Gabinete de Apoio às Comunidades Ciganas (GACI) do ACIDI.

O GACI afirma que o documento da Estratégia Nacional responde a orientações da União Europeia e que contou com os contributos de oito ministérios, autarquias locais, organizações da sociedade civil e representantes das comunidades ciganas. A ENICC, delineada numa lógica intercultural, pretende assegurar a inclusão das comunidades ciganas portuguesas na sociedade maioritária, procurando resolver os principais problemas e salvaguardando o respeito pelos seus valores e pelas suas tradições.
Aos eixos basilares da Educação, do Emprego, da Saúde e da Habitação, indicados pela União Europeia, o Governo acrescentou um eixo transversal, que aborda questões como as de Cidadania, Combate à Discriminação e Igualdade de Género, Segurança, Justiça.

Os contributos de todas e de todos importam para o documento final, a aprovar em Conselho de Ministros e a entregar em Bruxelas, devendo ser enviados para enicc@acidi.gov.pt.

Consulte o documento oficial da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas.

Ligações úteis:
- Portal da União Europeia para as comunidades ciganas
- Medidas da União Europeia relativas à comunidade cigana - Folheto
- EU strategy on Roma inclusion - processo 2010/2276(INI)

Sem comentários:

Enviar um comentário