Páginas

16 de janeiro de 2012

Higiene Oral Saudável



No dia 9 de Dezembro de 2011, pelas 10 horas, decorreu nas instalações do GAAS da Santa Casa da Misericórdia de Vizela a actividade “Higiene Oral Saudável”, que contou com a participação de 7 utentes de RSI/Acção Social.

A iniciativa deu seguimento à actividade “Já Lavaste os Dentes Hoje?” que decorreu em Setembro de 2011, tendo como público-alvo crianças em idade escolar. “Higiene Oral Saudável” foi agora dirigida aos encarregados de educação/mães para que a perspectiva de prevenção do aparecimento de problemas bucais fosse trabalhada junto dos pais, cuja atitude e grau de conhecimento se revelam fundamentais na transmissão de hábitos de higiene saudáveis. Os objectivos foram os seguintes: proporcionar informação sobre o panorama actual da higiene oral dos portugueses; informar sobre os factores de risco e de protecção de problemas dentários e favorecer a prática de uma higiene e alimentação promotores de uma higiene oral saudável.

A actividade seguiu uma estrutura tripartida, em que cada uma das partes iniciou com a apresentação de um power point e terminou com a apresentação de um vídeo que permitiu alargar a discussão a grande grupo. Na primeira parte apresentaram-se estatísticas de estudos recentes, seguindo-se a visualização de um pequeno vídeo sobre as idas ao dentista dos jovens portugueses. A segunda parte consistiu na apresentação de factores de risco e possíveis causas dos problemas dentários – placa bacteriana, gengivites e cáries dentárias - terminando com um vídeo explicativo do processo que origina a sua formação. A última parte foi dedicada exclusivamente aos factores que protegem a higiene oral: por um lado a lavagem correcta de dentes; por outro lado, a adopção de um regime alimentar rico em vegetais. Pretendeu-se, com a exposição de um último vídeo, proporcionar uma visão global dos assuntos expostos, para uma melhor aquisição dos conteúdos.

A equipa elaborou folhetos bem como certificados para entregar às utentes no final da actividade. Desta feita, à semelhança de iniciativas anteriores conseguiu, com sucesso, envolver pais e filhos em mais uma acção da área da promoção/prevenção na saúde e na doença.
Em suma, desta forma a equipa considera que, as acções supra mencionadas foram bem conseguidas dado o grau de empenho e participação que as crianças manifestaram. Assim, a educação para a saúde constitui-se, como uma das prioridades da equipa, continuando a utilizar a estratégia de intervenção em grupo pelos frutos que advêm da partilha, sentido de pertença e coesão inerentes às suas dinâmicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário