Páginas

24 de janeiro de 2011

Reunião dos GAAS do Distrito de Braga


No dia 4 de Novembro de 2010 foi organizada, pelo Núcleo de Qualificação de Famílias e Territórios, uma reunião de trabalho entre psicólogos dos Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social (GAAS) do distrito de Braga. Este encontro, moderado pela Dra. Luísa Costa, propiciou um espaço de partilha de experiências, de práticas e de reflexão acerca do papel dos psicólogos nas equipas e relevância das suas intervenções.

Destacam-se da agenda de trabalhos quatro apresentações elaboradas por psicólogos onde evidenciaram o contributo dos mesmos nos GAAS, os modelos de intervenção utilizados por cada um deles no acompanhamento às famílias em situação de pobreza e de exclusão social, bem como as dificuldades com que se deparam na sua prática. Estas apresentações serviram de mote para discussão em grande grupo acerca das questões abordadas tendo-se constatado que os mesmos anseios eram partilhados todos.

Se até há bem pouco tempo no nosso país, estava relacionada ao Psicólogo uma imagem demasiado reducionista conotada com os aspectos clínicos e mentais dos sujeitos, actualmente com a criação da ordem dos psicólogos e com a mudança de mentalidades no aspecto cultural, temos vindo a assistir, ainda que de forma ténue, à desmistificação do conceito e do papel do Psicólogo.

Esta iniciativa veio confirmar o desejo que os psicólogos expressam pelo reconhecimento da sua função nos GAAS, salientando a importância e relevância do seu papel no âmbito da pluralidade das suas intervenções, não querendo com isto diminuir obviamente a importância dos outros profissionais, antes pelo contrário, relevando sim a importância do psicólogo como elemento integrador ao nível da multidisciplinaridade e complementaridade de papéis no trabalho de equipa com todos os profissionais.

Carla Moreira
Psicóloga GAAS APAFC

Sem comentários:

Enviar um comentário