Páginas

24 de janeiro de 2011

Intervenção - Curso de Alfabetização


No dia 22 de Novembro de 2010, em consequência de uma parceria estabelecida entre o GAAS Sempre a Crescer e a Escola E B 2 e 3 de Gualtar, iniciou o Curso de Alfabetização a decorrer nas instalações da Escola Aldeia do Rio em Adaúfe.

Para a concretização do projecto foi necessário, o representante da Escola de Gualtar conseguir autorização para realizar esta formação, uma vez que a freguesia de Adaúfe pertence ao agrupamento escolar de Palmeira. De seguida, o projecto de constituição de uma turma, com um mínimo de 15 formandos teve de ser apresentada à Delegação de Educação da Região Norte para obter a sua aprovação. Após a confirmação da turma, foi necessário a Escola de Gualtar abrir um concurso para a contratação de um professor do Ensino Básico para o ano lectivo de 2010/2011, com experiência no ensino com adultos.

No final de todos estes procedimentos e contando com a colabora do Presidente da Junta de Freguesia de Adaúfe, que cedeu o espaço, foi possível iniciar o Curso de Alfabetização para utentes do nosso gabinete, beneficiários da Acção Social e beneficiários do Rendimento Social de Inserção na Escola Aldeia do Rio.
A turma é constituída por 21 formandos, 14 formandos são beneficiários do RSI, 7 são beneficiários da Acção Social e teve início a 22 de Novembro de 2010 e tem término previsto para 15 de Julho de 2011. O curso decorre de segunda a sexta feira, das 14 h às 17 h.
Convém referir que dos 14 formandos beneficiários do RSI, 2 são acompanhados pela equipa de Santo Adrião.
A concretização deste projecto vem dar resposta às necessidades e anseios dos formandos, embora muitos deles apresentassem muitas resistências face ao regresso à escola, porque esta experiência evoca memórias desagradáveis que estavam esquecidas. Assim, compreende-se que esta turma, só foi possível após um longo trabalho de sensibilização e motivação, desenvolvido com estes utentes, desde a existência deste gabinete.

Sem dúvida, afirmamos que tal experiência tem sido muito importante, quer para a equipa do Gabinete da Sempre a Crescer quer para os próprios utentes, que estão motivados, interessados e assíduos e para alguns deles, esta é a oportunidade de realizar o “sonho” de apreender a ler.
Com certeza é para nós muito gratificante ver e perceber não só o contentamento dos formandos assim como a sua evolução.

A Equipa do GAAS da Sempre a Crescer

1 comentário:

  1. Uma iniciativa muito interessante!
    Não se esqueçam de nos pôr a par do decurso da mesma.

    ResponderEliminar