Páginas

20 de janeiro de 2011

Intervenção - Gestão Orçamental


O nosso gabinete tem trabalhado a gestão orçamental, com as famílias em acompanhamento, com o auxílio de um panfleto que recolhemos na segurança social intitulado “Poupe-se… Poupando!”. Este folheto, além de várias dicas e conselhos sobre poupança, tem ainda incluído um mapa de gestão do orçamento familiar mensal. Este mapa é aplicado nas famílias, preenchido pelas próprias, uma vez que todos os meses têm gastos diferentes para além das despesas fixas. Com este método, conseguem perceber se o saldo do orçamento mensal é positivo ou negativo.

Por exemplo, na família A denotou-se que num determinado mês o saldo foi negativo. Desta forma reflectiu-se sobre os gastos acrescidos, sensibilizando para uma melhor gestão no mês seguinte. Com o recurso a algumas estratégias de poupança sugeridas no panfleto, a família A compreendeu que seria possível colmatar as despesas existentes e cumprir com o pagamento de um empréstimo contraído com uma pessoa amiga a quem precisou de recorrer no mês anterior.
Tem sido um instrumento de trabalho muito útil, com boa aceitação nas famílias e com o qual se tem obtido resultados bastante positivos.


Ana Maria Cardoso
Maria de Belém Freitas
Sara Silva
AAD GAAS Casa Povo Fermentões

Sem comentários:

Enviar um comentário