Páginas

5 de julho de 2010

V Encontro dos Auxiliares de Acção Familiar dos Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social de Guimarães/Vizela

No passado dia 28 de Junho de 2010 pelas 10h00, decorreu nas instalações do Lar Santa Estefânia em Guimarães, o V Encontro dos Auxiliares de Acção Familiar dos Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social de Guimarães/Vizela, tendo sido dinamizado pelos AAF do GAAS de Vizela.

O GAAS de Vizela deu a conhecer aos protocolos presentes neste encontro, através de uma pequena apresentação, o trabalho que vem sendo desenvolvido junto das famílias em acompanhamento. A apresentação foi dividida em duas partes, a primeira parte foi a exposição dos instrumentos de trabalho, sendo a segunda parte dirigida para trabalho directo com as famílias.

Foi apresentado primeiramente os instrumentos utilizados no serviço de triagem do GAAS, bem como, os instrumentos de trabalho usados no trabalho directo com as famílias.

O destaque foi para o Placard Informativo, tendo sido criado para informar os utentes dos recursos existentes em Vizela, sobre locais e contactos que são sempre necessários, desde locais onde procurar emprego, bombeiros, instituições do concelho, serviços de saúde entre outros.

Seguidamente foram apresentados, os instrumentos que são utilizados no acompanhamento às famílias. Foram expostos diversos instrumentos, desde a recolha de informação pessoal das famílias, até ao momento da intervenção directa, nomeadamente instrumentos que nos permitem avaliar as necessidades efectivas das famílias, quer ao nível pessoal, quer ao nível habitacional.

A última parte foi dedicada aos temas que são abordados junto das famílias, destacando-se, a higiene pessoal, organização doméstica, e o orçamento doméstico, sendo estes temas em que as famílias têm maior dificuldades e precisam mais da nossa intervenção. E para finalizar abordou-se as Acções de Sensibilização que foram feitas com a colaboração das diversas entidades do concelho.

Concluída a apresentação sobre o trabalho que desenvolvemos foi visível que, estas apresentações servem para acrescentar um pouco mais ao nosso conhecimento acerca do trabalho que vamos realizando com as famílias, contribuindo para que vamos adquirindo mais capacidades para enfrentar todos os desafios que nos aparecem no dia-a-dia, para assim dar uma resposta mais célere e adaptada a cada situação. Em suma, pensamos que estes encontros são bastante importantes para o nosso crescimento profissional, pois são partilhadas variadas experiências que nos enriquecem cada vez mais e nos permitem acima de tudo, ser amanhã melhores que ontem.



Marcelo Alves e Ana Maria Machado
Auxiliares de Acção Familiar
GAAS- Santa Casa da Misericórdia de Vizela

4 comentários:

  1. Muito bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Maria José Carvalho6 de julho de 2010 às 12:37

    Gostei da Vossa Apresentação, estão de parabéns pelo trabalho que fizeram na habitação, como pude constatar pelas fotografias do antes e depois.
    Na apresentação dos instrumentos achei muito úteis, o folheto informativo sobre o R.S.I e o funcionamento do gabinete, assim como o placard de uma grande utilidade pública.
    Uma ideia a seguir.
    Continuem, Bom Trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Aspecto positivo do encontro:
    Remodelação profunda numa habitação, com recolha de mobiliário e utensílios diversos na comunidade e noutras entidades que colaboraram no projecto. Gostei muito da apresentação dos e Depois.colegas de Vizela com o recurso a fotos do Antes

    De um modo geral gostei da apresentação, não encontro aspecto menos positivo para revelar.

    ResponderEliminar
  4. Aspecto positivo do encontro:
    Foi interessante a forma como as entidades envolvidas na mudança do espaço habitacional foram colaborantes para a aquisição dos bens essenciais. Daí resultou que o espaço ficasse mais funcional e acolhedor.

    ResponderEliminar