Páginas

30 de julho de 2010

“Planeamento Familiar” - 6ª Edição

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) promoveu a sexta edição da Acção de Informação e Sensibilização sobre a temática do “Planeamento Familiar” nos dias 23 e 30 de Junho de 2010. Esta acção foi dinamizada por duas médicas estagiárias, no âmbito de um Protocolo de Colaboração entre a instituição e a Unidade de Saúde Familiar “Novo Cuidar” do Centro de Saúde de Fafe.

Frequentaram com sucesso esta acção 10 beneficiárias do RSI, com idades compreendidas entre os 18 e os 38 anos de idade e que apresentavam alguns défices de informação e conhecimentos a este nível.

Os objectivos da Acção de Informação e Sensibilização sobre a temática do “Planeamento Familiar” passaram por:
- Promover comportamentos saudáveis face à sexualidade;
- Informar e aconselhar sobre os diferentes métodos contraceptivos;
- Esclarecer dúvidas de forma a reduzir a incidência das infecções sexualmente transmissíveis e suas consequências.

A acção foi iniciada com o preenchimento de um inquérito, com vista a proceder a uma reflexão acerca dos conhecimentos e dúvidas das participantes acerca deste tema. As informações recolhidas através deste inquérito, realizado, foram sujeitas a uma análise de conteúdo e entregue às médicas estagiárias que dinamizaram a Acção.

A avaliação final foi também efectuada através de um inquérito as beneficiárias, com vista a proceder a uma autoavaliação final das possíveis mudanças a nível das competências adquiridas, assim como uma avaliação da acção em si.
A opinião foi unânime, tendo as participantes referido que a acção foi “muito interessante”, que no início os conhecimentos ao nível do tema abordado eram alguns e no final da acção passaram a ser muitos (6 respostas); consideraram também que a informação fornecida lhes vai ser útil para o seu futuro, de forma a melhorar a sua saúde (5 respostas) e planear melhor a gravidez (evitar a gravidez não desejada – 4 respostas). Esta análise indica uma avaliação claramente positiva da acção e permite constatar que houve uma aquisição significativa de informação/conhecimentos por parte das beneficiárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário