Páginas

14 de julho de 2010

"O Alcoolismo"

No dia 8 de Julho nas instalações do CCD em Braga realizou-se um encontro de reflexão com a participação da Comunidade de Inserção de Esposende da Associação de Esposende Solidário, sobre pessoas com problemas com o álcool.

Este encontro teve 2 objectivos:

- Proporcionar às equipas técnicas dos Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social dos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Vieira do Minho, Amares e Vila Verde (Prado) uma reflexão sobre a problemática do alcoolismo com técnicas preparadas e especializadas nesta área de intervenção social.

- Divulgar metodologias com maior poder de mudança nas famílias, associadas às características reais de cada uma delas.

As formadoras, Dras. Ana Sofia e Patrícia começaram por apresentar o percurso desta experiência até à actual realidade e ainda o trabalho de prevenção desenvolvido com a comunidade local e com um conjunto vasto de parceiros.

Tivemos o privilégio das formadores aplicarem a metodologia do sócio-drama (onde todos participámos como podem ver nas fotografias!!!) o que nos permitiu reflectir sobre as nossas posturas técnicas e, por outro lado, tornarmo-nos mais conscientes da existência do Outro no nosso trabalho e da dificuldade que afinal temos de nos colocarmos nesse papel.

Um agradecimento muito especial à Dra. Ana Sofia e Patrícia.

6 comentários:

  1. Marco Silva – Centro Comunitário da Cruz Vermelha de Braga14 de julho de 2010 às 11:32

    Na Acção de sensibilização sobre a temática do alcoolismo, adquirimos conhecimentos teórico-práticos importantes para a nossa actividade profissional.
    Consideramos extremamente enriquecedor a partilha de experiências entre os diversos Técnicos dos gabinetes de atendimento.
    Será de todo importante continuar a reflectir sobre esta e outras problemáticas relacionadas com a nossa área de intervenção.

    ResponderEliminar
  2. Equipa do GAAS da Fundação António Joaquim Gomes da Cunha14 de julho de 2010 às 11:33

    No passado dia 9 de Julho frequentamos uma acção de formação dinamizada pelas técnicas da Comunidade de Inserção Social de Esposende. De manhã as técnicas falaram do trabalho que desenvolvem tais como, promoção de projectos de vida saudáveis, desenvolvendo competências pessoais e profissionais, actividades terapêuticas, educacionais e de reinserção social e profissional que visam não só erradicar o problema do alcoolismo da vida das pessoas que acompanham, mas também prepará-las para uma nova vida aquando da saída da Instituição.

    De tarde desenvolveram uma dinâmica de grupo com todos os participantes na acção de formação que nos ajudou a empatizar com uma pessoa alcoólica ou seja, sentir a dor e o prazer como ela sente e perceber as suas causas como ela as percebe, porém sem perder nunca de vista que se trata da dor ou do prazer do outro.

    Este tipo de formação ajuda-nos a parar, avaliar o nosso trabalho e a questionar o que está a resultar, o que não está e o que podemos fazer melhor.

    ResponderEliminar
  3. Manuela Carvalho – Associação de Solidariedade de Basto14 de julho de 2010 às 11:34

    Relativamente à acção de formação ministrada pelas colegas de Esposende, será de referir que a mesma foi muito interessante uma vez que nos forneceu uma abordagem diferente da problemática do alcoolismo. Sendo também de referir que este tipo de sessões/formações deveriam existir com maior frequência.

    ResponderEliminar
  4. As Técnicas da Equipa de Gagos14 de julho de 2010 às 11:34

    Esta Acção de Formação veio dar resposta às necessidades pessoais e profissionais manifestadas por cada uma de nós, direccionada para esta população específica.
    A troca de saberes e de experiências durante o processo, permitiu redefinir objectivos, estratégias e metodologias, indo de encontro a uma maior adequação na nossa intervenção.
    Não será excessivo sublinhar que coexistiu, nesta acção de formação, uma partilha dos saberes adquiridos, das dúvidas, das reticências e da diversidade das opiniões de cada um de nós, acreditamos, por isso, que cada vez mais este tipo de acções vêem corresponder às nossas necessidades, demonstrando serem de grande utilidade para cada uma de nós.
    Obrigada pela oportunidade.

    ResponderEliminar
  5. GAAS do Centro Social e Paroquial de Abadim Arnado - Cabeceiras de Basto15 de julho de 2010 às 09:46

    " Ningém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar e ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender" - Blaise Pascal

    É da troca de experiências e de saberes que surgem novas soluções para o que anteriormente nos parecia dificil e impossível abordar.
    Apenas desta forma podemos crescer como pessoas e profissionais.
    Fica a nossa nota de agradecimento.

    ResponderEliminar
  6. G.A.A.S de Vieira do Minho

    Tal como foi mencionado pelos colegas, consideramos a acção de sensibilização sobre o alcoolismo uma mais valia, uma vez que nos permitiu a aquisição de novos conhecimentos e formas de intervenção a trabalhar com o grupo alvo. Por esta razão, parece-nos necessário que iniciativas como esta sejam realizadas com maior ferquencia de forma a reflectirmos mais sobre o nosso trabalho.

    ResponderEliminar