Páginas

12 de julho de 2010

Formação para a Inclusão

30 Beneficiários do R.S.I. em acompanhamento pelo GAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa iniciam a frequência de cursos de Formação para a Inclusão

Entre os meses de Junho e Dezembro de 2010 encontram-se a decorrer na Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa dois cursos de Formação para a Inclusão, financiados pelo Eixo 6, Tipologia 6.1 do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), nas áreas de Cozinha e Pintura de Construção Civil e dirigidos aos Beneficiários do Rendimento Social de Inserção.

Os conteúdos programáticos contemplam 100 horas de Formação Base em cada um dos cursos, nas áreas de Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida, Tecnologias de Informação e Comunicação e Cidadania e Empregabilidade. A componente Científico-tecnológica corresponde a 400 horas no curso “Trinchas e Rolos” (Construção Civil) e 375 horas no curso “Pratos e Panelas” (Cozinha), visando o desenvolvimento de competências técnicas nas respectivas áreas.

Com 15 formandos cada, os Cursos de Formação para a Inclusão, embora não confiram certificação escolar nem profissional, têm como objectivo o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais, tendo em vista a aquisição de capacidades que permitam integrar ou concluir acções de formação que confiram certificação e/ou reintegrar o mercado de trabalho.

De referir que o Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social colaborou na elaboração na candidatura, designadamente na divulgação do curso junto de beneficiários em acompanhamento disponíveis para integração profissional e/ou em cursos de formação profissional, mediante a realização de sessões de esclarecimento e sensibilização junto dos beneficiários (o que motivou na altura a adesão de aproximadamente 60 beneficiários, mediante a sua pré-inscrição nos cursos). Antes do início do curso, o GAAS colaborou ainda no recrutamento e selecção dos formandos para os cursos, na medida em que o número de inscritos era significativamente superior ao número de vagas disponíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário