Páginas

30 de julho de 2010

Rastreio de Saúde Pública – Análises Clínicas ao Colesterol e Glicemia, Controlo da Tensão Arterial e Osteoporose

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz
Vermelha Portuguesa (DFCVP) promoveu um Rastreio de Saúde Pública – Análises Clínicas ao Colesterol e Glicemia, Controlo da Tensão Arterial e Osteoporose no passado dia 15 de Julho de 2010, para adultos dos 40 aos 65 anos de idade pertencentes a famílias do R.S.I. em acompanhamento pelo Serviço.

Esta acção teve como finalidade a prevenção, diagnóstico e encaminhamento de situações, bem como prevenir os riscos que possam conduzir à doença junto de beneficiários do R.S.I em acompanhamento pela Equipa Técnica.

A realização deste Rastreio inseriu-se no âmbito de uma parceria com o Projecto Ambulatório de Saúde Oral e Pública (PASOP) da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que disponibilizou uma Técnica de Análises Clínicas e uma Enfermeira para a execução do mesmo, havendo o compromisso de que posteriormente serão remetidos os relatórios dos resultados dos Rastreios efectuados para o SAAS.

Importa destacar que foram realizados um total de 114 rastreios de Saúde Pública (59 testes de Osteoporose e 55 dos restantes).
Ainda no mesmo dia, promoveu-se uma Acção de Sensibilização sobre Higiene Oral, para crianças dos 5 aos 15 anos de idade, desenvolvida pelo SAAS com a colaboração de um aluno de Medicina Dentária na Universidade Fernando Pessoa (UFP), que contou com a participação de 27 crianças pertencentes a famílias do R.S.I. em acompanhamento pelo Serviço.

Esta Acção teve como finalidade a prevenção (incentivar à criação de hábitos de vida saudável, diagnóstico e encaminhamento de situações, bem como sensibilizar os menores para adoptarem comportamentos, atitudes e procedimentos coadjuvantes a uma correcta Higiene Oral. Para a promoção destes comportamentos foram distribuídos pelos menores escovas, pastas dentífricas e folhetos informativos, cedidos pela UFP.

Sem comentários:

Enviar um comentário