Páginas

15 de março de 2010

Sessão de sensibilização para o aumento da qualificação escolar e profissional

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu, no passado dia 10 de Março de 2010, uma sessão de esclarecimento junto de 22 beneficiários do Rendimento Social de Inserção em acompanhamento, com idades compreendidas entre os 18 e os 50 anos, com escolaridades compreendidas entre o 4.º e o 9.º ano, tendo como pré-requisito que os participantes tivessem como acções previstas nos seus acordos do programa de inserção a (re)integração profissional e/ou formação.
A Sessão foi dinamizada pelo Centro Novas Oportunidade da Escola Secundária de Fafe, ao abrigo de um protocolo existente entre as instituições, e teve como objectivo global sensibilizar os participantes para a relevância do aumento da sua qualificação escolar e profissional, de acordo com o perfil, expectativas e interesses dos mesmos, assim como do fornecimento de várias informações e esclarecimento sobre as várias possibilidades de percursos de qualificação (ex. processo de RVCC, cursos EFA, etc.).
Esta sessão permitiu reforçar a ligação dos participantes com a entidade que dinamizou a mesma, mediante o contacto directo e empático com estes, contribuindo para motivar os mesmos para a adopção de uma atitude pró-activa no aumento da qualificação escolar e profissional, potenciadora de condições mais favoráveis para a sua progressiva autonomização através de (re)inserção social, laboral e comunitária.
De destacar que, como resultado da Sessão, vários beneficiários do R.S.I. se mostraram interessados e motivados em integrar a Iniciativa Novas Oportunidades, tendo inclusive preenchido a ficha de inscrição no CNO da Escola Secundária de Fafe. A Equipa Técnica do SAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa irá futuramente promover um acompanhamento individual e de proximidade aos participantes nesta Sessão ao nível da promoção da motivação e da auto-estima, fundamental para o cumprimento da (re)integração profissional e/ou formação dos beneficiários do R.S.I.
No final da Sessão de Esclarecimento foi entregue um folheto informativo sobre o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Fafe.

Sem comentários:

Enviar um comentário