Páginas

2 de março de 2010

"Cinema de Bairro"

No âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, a Fundação INATEL associa-se ao Instituto da Segurança Social para a realização do projecto social e artístico “Cinema de Bairro”.
De Março a Abril trabalharemos em Bairros Sociais de todo o país em parceria com as Associações locais.
Guimarães, Amadora, Beja, Coimbra e Olhão são as cidades; os Bairros de Mataduços, da Rosa, do Casal da Mira, I e II e da Armona, o cenário de 15 histórias documentais contadas por adolescentes destes bairros.
A acompanhá-los estarão Rui Simões, Marta Pessoa, João Pinto Nogueira, Leonor Areal e Pedro Sena Nunes que passo a passo ajudarão estes jovens a descobrir o gosto pelo vídeo e pelo documentário.
No dia 27 de Abril "Cinema de Bairro" vai estrear no Teatro da Trindade em Lisboa onde receberemos todos os envolvidos.

E nós, GAAS casa do Povo de Fermentões lá estaremos!

Pois é com muito gosto que abraçamos este projecto… e é já no próximo fim-de-semana que se iniciam as oficinas de filmagem.


GAAS Casa do Povo de Fermentões

3 comentários:

  1. Antes de, mais gostaria de dar os parabéns ao GAAS de Fermentões por ter agarrado a iniciativa do Inatel porque considero que os Gabinetes têm um papel muito importante na integração social e cultural da população com quem trabalham. A integração passa por se criarem as condições necessárias com cada grupo alvo para que estes possam viver experiências positivas a partir das suas próprias (con)vivências.
    Porque não o Gabinete de Fermentões divulgar os contacos do INATEL para que outros Gabinetes possam candidatar-se a acções desenvolvidas por esta Fundação.
    MAC

    ResponderEliminar
  2. Li num jornal que já foram efectuadas as filmagens no bairro de Mataduços. Como correu? Houve grande adesão dos jovens? E que impacto teve esta actividade no bairro? Não se esqueçam de anunciar o dia da apresentação pública do filme em Guimarães, sim?

    ResponderEliminar
  3. Terminaram as filmagens em Mataduços e os jovens já tiveram a oportunidade de se tornarem editores.

    Editores muito dedicados e criativos... que satisfação em ver aqueles sorrisos e boa disposição, nem a chuva intensa os parou!
    Nós enquanto GAAS temos acompanhado de perto todo o projecto,está a revelar-se muito gratificante... fica a vontade que o tempo passe rápido para ver o produto final e os sorrisos de orelha a orelha dos jovens, das suas famílias e esperemos que de todos os habitantes do bairro de Mataduços.

    Podem ver as notícias que foram publicadas:

    http://www.diariodominho.pt/noticia.php?codigo=36871

    http://www.noticiasdeguimaraes.com/bairro-social-de-mataducos-serviu-de-cenario-a-filme-do-inatelo-filme-de-uma-vida-real/


    No dia 27 de Abril o “Cinema de Bairro” vai estrear no Teatro da Trindade em Lisboa e no dia 30 de Abril será projectado na cidade de Guimarães, em local e hora ainda a anunciar.



    Cumprimentos,

    GAAS Casa do Povo de Fermentões.

    ResponderEliminar