Páginas

19 de março de 2010

Alfabetização

Consciente que a alfabetização é um direito pessoal, um processo fundamental para a aquisição de conhecimentos e de competências elementares à vida em sociedade, o GAASC do Centro Comunitário Moinhos de Vento constituiu, mais uma vez, um grupo de Alfabetização. A acção arrancou no passado dia 8 de Fevereiro de 2010, e realiza-se diariamente no pólo de atendimento da Várzea – Sede da Junta de Freguesia, em parceria com a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) – Equipa de Apoio às Escolas de Barcelos.

A turma é composta por 19 beneficiários (10 de Rendimento Social de Inserção/ 9 de Acção Social) e está dividida em dois grupos. Um grupo é composto por 8 formandos com menos escolaridade (sem escolaridade até ao 2.º ano de escolaridade) e funciona 3 dias por semana das 14h às 19h. O outro grupo é constituído por 11 formandos que estão certificados com o 3.º ano de escolaridade, e funciona 2 dias por semana das 14h às 19h.

A equipa técnica acredita que, com a dinamização da alfabetização de adultos, se contribui de uma forma activa para a aquisição de competências e de conhecimentos fundamentais de modo a que a população se torne mais autónoma. Pensar em alfabetização neste contexto social é adaptar um modelo de educação às suas necessidades, às suas disponibilidades de tempo e de espaço, numa perspectiva de educação e aprendizagem ao longo da vida.

1 comentário:

  1. E eu também! Acredito , sobretudo, que esse "degrau" para a autonomização das pessoas só é possível se estas se encontrarem motivadas para essa mudança. Daí o grande desafio que se coloca aos interventores sociais. Como criar as condições para que as populações se motivem a integrar experiências de vida que estão tão longe do seu dia-à-dia e muitas vezes tão longe das suas espectativas? Penso que a equipa de Sequeade está, por isso, no bom caminho. Parabéns.

    ResponderEliminar