Páginas

24 de março de 2010

Sessão de acolhimento para novos beneficiários do R.S.I.

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu, no passado dia 05 de Março de 2010, uma sessão de acolhimento/informação para novos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (que se encontravam a receber a prestação há menos de três meses) com os seguintes objectivos:

· Fornecer informações sobre a medida do R.S.I., das condições necessárias para o acesso à prestação e do funcionamento da prestação do R.S.I. (ex. cálculo do valor da prestação e pré-requisitos para a atribuição de outros apoios especiais/extra; período de inicio, duração e modo do recebimento da prestação, etc.);

· Prestar esclarecimentos sobre o acordo do programa de inserção (ex. tipo de acções a desenvolver pelo agregado familiar, entidades responsáveis pelo seu desenvolvimento, outros possíveis apoios a conceder aos destinatários, etc.);

· Elucidar os participantes sobre as obrigações imputadas ao titular da prestação e aos restantes membros do agregado familiar, das consequências do incumprimento destas (ex. faltar a uma convocatória, não assinar o acordo ou não cumprir o programa de inserção, etc.) e dos possíveis motivos da suspensão e/ou cessação da prestação.

· Facultar informações relativas ao Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (ex. características da equipa técnica; área geográfica de intervenção; existência de dois pólos de atendimento descentralizado; direitos e deveres dos utentes do SAAS; elucidação sobre as várias Acções de Sensibilização e Prevenção a que os beneficiários podem ser chamados a participar, de acordo com o definido no acordo do programa de inserção de cada agregado).

De destacar que a sessão de acolhimento/informação contou com a participação de 22 beneficiários do R.S.I., que acolheram com agrado esta nova iniciativa, mostrando interesse pelos conteúdos e participando através da colocação de questões, de modo a clarificar e assimilar convenientemente a informação que lhes foi fornecida. No final da sessão foi entregue a cada participante um folheto informativo relativo ao SAAS da Delegação de Fafe da C.V.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário