Páginas

11 de julho de 2011

I Acção de Informação sobre Práticas Parentais


No dia 8 de Julho de 2011, o GAAS da ASCREDNO promoveu uma sessão de informação sobre Práticas Parentais dirigida aos seus utentes beneficiários de RSI. 

Esta acção teve como objectivo geral a exploração de práticas parentais adequadas e eficazes na educação dos filhos, desmistificando-se alguns conceitos e ideias enraizadas. O foco principal da sessão assentou na abordagem ao conceito de Investimento Parental, como meio indispensável à condução do processo de crescimento e desenvolvimento de um filho, conceito que foi explorado através dos seguintes tópicos: características dos diferentes estilos parentais e suas consequências no desenvolvimento da criança, comunicação positiva, aplicação de regras e consequências do seu incumprimento, consistência dos pais, reforço positivo e, ainda, pais como modelos comportamentais dos filhos. 



Ao longo da sessão, foram realizadas actividades que permitiram a discussão e partilha de experiências em grande grupo, importantes para o cumprimento dos objectivos pré-definidos.

Importa referir que esta acção de informação teve a duração de 90 minutos, na qual estiveram presentes 13 utentes (12 mães e 1 pai). No final da sessão, foi entregue a cada um dos presentes um certificado de participação.

Embora conscientes da difícil tarefa de mudança de práticas e estilos parentais, pensamos que esta acção permitiu a reflexão em grupo e sensibilização destes pais para a sua maior responsabilidade: os filhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário