Páginas

8 de julho de 2011

As 129 profissões estratégicas da próxima década. Sabe quais são?


Catarina Almeida Pereira - Jornal de Negócios

Tirador de cortiça, preparador de sumos, técnico de dinamização de redes sociais, maquinista de comboios ou operador de call center. Estas estão entre as 129 profissões que foram definidas como estratégicas para o País, com o objectivo de promover a requalificação de desempregados.

A lista consta do relatório preliminar elaborado do grupo de trabalho criado para o efeito, composto por representantes dos parceiros sociais, do IEFP, da Agência Nacional para a Qualificação e do gabinete de planeamento do Ministério da Economia.

O grupo de trabalho concentrou-se nas profissões com potencial de expansão e que, simultaneamente, possam ser ocupadas por pessoas com o ensino secundário e pós-secundário. A escolha baseia-se em estudos que projectam uma criação líquida de 495 mil postos de trabalho, em 2020, em sectores como o turismo, a construção os transportes ou a energia.

É nesta lista que se baseará a requalificação de 20 mil desempregados, de acordo com o objectivo previsto no acordo tripartido assinado em Março.

A lista deverá orientar os programas de formação profissional já a partir do segundo semestre deste ano e servir de base à reformulação do Catálogo Nacional de Qualificações, que deverá incluir cerca de 60 novas profissões.

Saiba quais são aqui...


Sem comentários:

Enviar um comentário