Páginas

9 de junho de 2011

“Diz-me o que comes… Dir-te-ei como estás”


Durante de Março e Abril de 2011, o Protocolo do RSI da Associação de Fomento Amarense, dinamizou um conjunto de sessões dedicadas a questões relacionadas com a alimentação, intituladas “Diz-me o que comes… Dir-te-ei como estás”, dirigida a 12 beneficiários. 

A 1ª sessão teve como principais objectivos: a promoção de cuidados ao nível da higienização dos alimentos; promoção de cuidados ao nível do armazenamento e conservação dos alimentos e, ainda, cuidados a ter com os rótulos e as embalagens.

A 2ª sessão ficou a cargo de uma enfermeira do Centro de Saúde de Amares – Unidade de Cuidados na Comunidade, e teve como principais temáticas: a relação entre aquilo que comemos e como está a nossa saúde; perceber que muitas doenças: colesterol, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares têm a sua causa ou a sua intensificação na nossa alimentação; estratégias para prevenir várias doenças, apenas e só, comendo de forma adequada.

A 3ª sessão foi dinamizada por uma nutricionista da Santa Casa de Amares e procurou-se promover um plano alimentar adequado e equilibrado; e incutir noções básicas de “culinária saudável”.

A Nutricionista foi ainda consultora face às receitas que as famílias trouxeram para compilar o livro de receitas. Estas receitas procuravam sempre que possível ter presente o princípio de reaproveitamento de sobras, podendo assim este livro ter como objectivos primordiais o estímulo para a adopção de uma alimentação saudável e económica.

Protocolo do RSI de Amares

1 comentário: