Páginas

3 de junho de 2011

12 Meses, 12 Dicas


Mês de Maio

Gestão do Orçamento Pessoal/Familiar


Este mês sugerimos-lhe:
Algumas ideias para reduzir o consumo anual de água e, naturalmente, a sua conta mensal.


Para além de poupar dinheiro, está a salvaguardar um dos bens mais preciosos da terra - a Água: 

• Quando lava as mãos, os dentes ou se barbeia, se mantiver a torneira fechada ou encher o lavatório para fazer a barba, pode poupar entre 10 a 30 litros de água por dia.


• Opte pelo duche em vez do banho de imersão (gastará 50% menos água) e, se possível, encurte a duração dos duches (menos 2 minutos debaixo do chuveiro implica uma poupança de 40 litros de água!).


• Cada vez que descarrega o autoclismo, gasta 10 a 15 litros de água. Recorra ao método tradicional de colocar uma garrafa cheia de água no depósito do autoclismo (poupa esse litro e ½ em cada descarga).


• Não lave o carro com uma mangueira, mas sim com um balde e esponja – em vez de 500 litros de água, vai consumir apenas 50 – uma grande diferença para a sua carteira! Se mesmo assim preferir lavar com mangueira gaste o menos possível desligando a mangueira sempre que não estiver a utilizá-la.


• Quando tiver de cozinhar com água, reduza a quantidade que coloca na panela e cozinhe com a tampa. Para além de poupar água, vai conservar muitos dos nutrientes e vitaminas dos alimentos cozinhados desta forma.

• Sabia que a maior parte das plantas morre de excesso e não da falta de água? Nos meses mais quentes, regue à noite ou de manhã cedo quando estiver mais fresco, para que a água não evapore.

Sem comentários:

Enviar um comentário