Páginas

31 de agosto de 2010

"Violência nas Relações Íntimas" - 4.ª Edição

A Equipa Multidisciplinar do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu pela quarta vez uma Acção de Informação e Sensibilização para a prevenção primária/secundária da violência nas relações íntimas, que se desenrolou nos meses de Julho e Agosto de 2010, através da realização de 5 sessões com a duração de 120 minutos cada.

Esta Acção teve como objectivo geral sensibilizar as participantes para a problemática da violência nas relações íntimas, com destaque para a violência exercida sobre as mulheres. Os objectivos específicos trabalhados nas sessões foram os seguintes: a) definir os diferentes conceitos de violência; b) desmistificar mitos em torno da violência; c) identificar situações de violência; d) conhecer as estatísticas relativas à violência; e) identificar os motivos que levam o agressor a ser violento; f) identificar as razões que levam a vítima a permanecer na relação violenta; g) enumerar as consequências da violência para as vítimas; h) identificar os sinais de alarme para uma situação de violência; i) reconhecer as estratégias utilizadas pelos agressores na Violência nas Relações Íntimas; j) conhecer formas adequadas de agir numa situação de violência.

A Acção contou ainda com a consultadoria técnica e parceria do Gabinete do Municipio de Fafe para a área da Violência Doméstica (designado por “Espaço Informação Mulher”) que dinamizou a última das sessões, com o objectivo de divulgarem o serviço e a intervenção deste, assim como prestar informação especializada aos participantes sobre os procedimentos a adoptar numa possível situação de violência doméstica.

Participaram nesta Acção 11 beneficiários do Rendimento Social de Inserção em acompanhamento pela Equipa Multidisciplinar do SAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, dos quais 9 eram do sexo feminino e apenas 2 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 22 e os 61 anos.

A generalidade dos participantes apreciou positivamente as sessões, tendo seis dos participantes referido “gostei de tudo o que vi e ouvi”; ao passo que dois participantes salientaram ter gostado “de debater um tema tão grave como a violência doméstica”. Foram ainda salientados por outros participantes os seguintes aspectos: “esclarecimento sobre tudo o que tem a ver com as relações íntimas violentas, em que situações ocorrem”; “saber que existem apoios e ajudas para estes problemas”; “eu adoro estas coisas, fazem bem para abrir-nos os olhos”; “aprendi mais sobre este tema”.

No final da Acção, e de uma forma global, a maioria dos participantes referiu ter adquirido ou visto reforçados conhecimentos ou informações sobre a violência nas relações íntimas, principalmente sobre a que é exercida sobre as mulheres. De realçar as seguintes afirmações: “fiquei a saber lidar melhor com uma possível situação de violência”, “os efeitos negativos que a violência tem nos filhos” e “aprendi como me proteger, como me defender ou defender/proteger outras mulheres”.

Sem comentários:

Enviar um comentário