Páginas

30 de agosto de 2010

"Promoção de Competências Parentais" - 5ª Edição

A Equipa Técnica do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu, nos meses de Maio, Junho e Julho de 2010, a 5.ª Edição da Acção de Promoção de Competências Parentais mediante a realização de 8 sessões com a duração de 2 horas cada.

A Acção de Promoção de Competências Parentais teve como objectivo geral promover práticas educativas parentais adequadas no sentido de aumentar a eficácia na parentalidade e simultaneamente prevenir ou reduzir a utilização de práticas educativas parentais inadequadas, ou seja, pretende-se alterar o comportamento dos filhos através de uma mudança no comportamento dos pais.

Foram alvo de intervenção 3 módulos: a) Competências Interpessoais – Gestão de conflitos; Resolução de problemas; Comunicação; Gestão emocional; b) Estilos Parentais – Características; Consequências; c) Competências/Práticas Parentais – Regras e limites; Discussão e treino de estratégias de disciplina positiva.

A avaliação formativa do programa foi efectuada ao longo das sessões, mediante a observação directa da adesão e desempenho dos exercícios pelos participantes, assim como da consulta de opiniões dos elementos do grupo acerca das actividades e conteúdos trabalhados. De um modo genérico, os participantes que acabaram por concluir a Acção, na medida em que participaram na maioria das sessões realizadas, manifestaram atenção e interesse nos conteúdos abordados, facto este comprovado pela participação activa nas sessões.

Sem comentários:

Enviar um comentário