Páginas

30 de agosto de 2010

"Brigada de Protecção Solar"

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa (DFCVP) promoveu no passado dia 11 de Agosto de 2010, das 09h30m às 11h30m, no exterior das instalações da sede da instituição, uma Actividade de Sensibilização relativa à exposição solar excessiva no período do Verão, tendo participado 7 crianças pertencentes a agregados familiares acompanhados pelo Serviço.

A actividade decorreu em parceria com a Juventude Cruz Vermelha Portuguesa de Fafe (JCVFAFE) que dinamizou a mesma, na medida em que esta foi efectuada no âmbito da Campanha Nacional denominada “Brigada de Protecção Solar”, inserida na área da Promoção e Educação para Saúde e promovida, a nível nacional, pela Juventude Cruz Vermelha, através de parcerias com a marca Vichy, com a Associação Nacional de Farmácias e com a Liga Portuguesa contra o Cancro.

O objectivo da Campanha “Brigada de Protecção Solar” é alertar as crianças e jovens portugueses para os riscos existentes durante a época balnear, nomeadamente de uma exposição solar excessiva, mediante a realização de vários jogos (ex. jogo do lenço, jogo da pesca, jogo da reciclagem, adivinhar qual a bandeira consoante as ondas do mar, coreografia de uma música de hip-hop sobre o tema, etc.). Pretende-se sensibilizar as crianças e jovens para os comportamentos de risco que estes podem ter nas praias, praias fluviais e piscinas, permitindo assim que consigam identificar situações potencialmente perigosas e evitá-las.

Os participantes na actividade participaram activamente e com interesse na mesma, avaliando-a positivamente, tendo apreciado muito as dinâmicas utilizadas na actividade, tendo salientado terem aprendido ou visto reforçados conhecimentos e os comportamentos adequados na exposição solar, protegendo-se melhor do sol e “vai ser mais difícil apanhar escaldões e cancro de pele” (cit.).

No fim da actividade foram entregues às crianças livrinhos com informação sobre a protecção solar indicada tendo em conta o tipo de pele de cada criança, os segredos para uma boa protecção dos raios ultra violeta (EVA e UVB) e as regras da Brigada de Protecção Solar (compromisso de conduta) e ainda jogos lúdicos (jogo do labirinto, Sudoku, colorir desenhos e sopa de letras).

1 comentário: