Páginas

30 de agosto de 2010

“Gestão do Orçamento Familiar”

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu, nos dias 28 e 30 de Julho de 2010, a segunda edição da Acção de Sensibilização “Gestão do Orçamento Familiar” na qual participaram 7 beneficiários que apresentavam algumas necessidades de aquisição de conhecimentos ao nível da Gestão do Orçamento familiar.

Os objectivos da Acção passaram por ajudar os beneficiários a estar aptos para: compreender a importância de planificar e gerir os seus gastos e rendimentos; elaborar um Orçamento Familiar de forma adequada (analisar as despesas previstas e os rendimentos mensais do agregado familiar); prevenir situações de endividamento (dívidas e imprevistos); explorar formas de reduzir as despesas mensais; elaborar uma lista de compras e ementas económicas; realizar uma gestão de economia doméstica autónoma.

A avaliação formativa da acção foi realizada nas sessões através da observação directa da adesão e desempenho das tarefas, bem como de um resumo da sessão anterior, feito pelos participantes.
A avaliação final da acção foi efectuada mediante uma reflexão com os beneficiários, com vista a proceder a uma autoavaliação final das possíveis mudanças a nível das competências adquiridas, assim como uma avaliação da acção em si. De uma forma geral, os participantes consideraram esta acção muito importante, uma vez que adquiriram conhecimentos essenciais para aprender a economizar e melhorar a gestão do orçamento familiar. Referiram ter gostado de “aprender a elaborar o Orçamento Familiar” e “aprender algumas dicas para economizar”.

No que respeita a aspectos negativos e a melhorar na Acção, todos consideraram “estar tudo bem” e “não é preciso mudar nada”, acrescentaram ainda que tiveram muito interesse e motivação para participar nesta acção, uma vez que a mesma contribuiu para que os seus conhecimentos ao nível do tema abordado aumentassem significativamente.

Tendo em conta tudo o que foi supracitado, podemos concluir que a avaliação da acção foi claramente positiva, permitindo constatar que houve uma aquisição significativa de informação/conhecimentos por parte dos beneficiários.

Sem comentários:

Enviar um comentário