Páginas

27 de julho de 2012

“Tu Fazes Parte”


No dia 5 de abril de 2012 realizou-se a atividade “Tu fazes parte”, incluída no projeto “À Descoberta de Culturas”, levado a cabo pelas ajudantes de ação direta e pela técnica de serviço social, da equipa do Rendimento Social de Inserção. 
A população-alvo versou primordialmente os descendentes menores dos clientes desta valência. A atividade, teve como objetivos a integração e igualdade de oportunidades, e a concretização de uma visita guiada à cidade de Guimarães, sendo esta a Capital Europeia da Cultura 2012. 
O grupo visitou o centro histórico de Guimarães a pé, passando pelo Castelo, Paços de Duques e subida à torre de menagem, Largo do Carmo, largo dos Laranjais, praça de S. Tiago, praça da Oliveira, rua de Sta. Maria, Toural, alameda e jardim de S. Dâmaso, campo 25 de Abril e subida pelas muralhas até ao largo da Mumadona. 
Posteriormente, encaminhando-se para o almoço na montanha da Penha, no largo da igreja, onde se realizou o piquenique e os menores conviveram e brincaram. O grupo conheceu o estádio de futebol e a zona nova da cidade, de autocarro, o percurso continuou pela estrada nacional, tendo o grupo parado em Famalicão, junto à Casa das Artes, permitindo aos menores brincarem no parque infantil. 
A mensagem que se pretendia transmitir foi conseguida: existindo de facto uma sensação de “Tu Fazes Parte” no grupo, que aderiu e demonstrou compreender os valores e o conhecimento que lhes foi sendo legado ao longo da visita. 


Equipa RSI, APAC

Sem comentários:

Enviar um comentário