Páginas

4 de julho de 2012

Grupo de Reflexão - “Auto-Estima” II


Com o intuito de dar continuidade a uma actividade iniciada no ano transacto, no dia 27 de Abril de 2012, iniciou-se um Grupo de Reflexão sobre Auto-Estima, no Centro Comunitário de Prado, da Cruz Vermelha Portuguesa, da Delegação de Braga, promovido pelo GAAS de Prado. 


O Grupo de Reflexão decorreu durante 7 sessões, das quais 3 foram realizadas como actividades extra no exterior (2 idas à Escola Profissional “O Sábio do Lago” para as utentes cortarem e pintar o cabelo; participação num Passeio Comunitário: La Guardia – Espanha). Este complemento de actividades no exterior revelou-se muito eficaz, uma vez que as utentes puderam comprovar com actividades ainda mais práticas o que foi reflectido nas sessões em Grupo.  


No decorrer do Grupo de Reflexão realizaram-se várias actividades que possibilitaram a reflexão sobre vários “sub-temas”: Auto-imagem; o desenvolvimento da Auto-estima; os pilares da Auto-estima; a influência da Auto-estima; o que pode contribuir para o desenvolvimento de uma baixa Auto-estima; a influência de vários tipos de pensamentos na Auto-estima (Ex.: de pensamentos: “Nunca ou Sempre” / “Oito ou Oitenta”; “Carimbo ou Rótulo”; “Conclusões Precipitadas”; “Sem Valor”); O que pode contribuir para aumentar a Auto-estima. 


O GAAS Prado pretende, dentro das possibilidades, assinalar as datas festivas, que poderão ser importantes para as utentes. Como a 2ª sessão do Grupo realizou-se na Sexta-feira anterior ao Dia da Mãe, e como todas as participantes são Mães, parte dessa sessão foi dedicada à comemoração dessa data; na qual, existiu, por exemplo, uma oferta do GAAS Prado para as participantes e um vídeo alusivo à importância do papel de Mãe. As utentes gostaram bastante das actividades, das dinâmicas e das pessoas que constituíam o Grupo – Exemplos de avaliações do Grupo de Reflexão: “Gostei de conhecer pessoas que me compreendem”; “Desde que estou neste grupo sinto-me muito melhor”; “Gostei muito de estar neste Grupo”. 


Os Técnicos da Equipa são do parecer que as reflexões que ocorreram ao longo das sessões influenciaram, em determinado grau, o modo como as utentes se viam a si próprias, aos outros e ao mundo que as rodeia. 


GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga Vila de Prado – Vila Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário