Páginas

10 de outubro de 2011

Encontro dos GAAS do distrito de Braga I


Decorreu no dia 30 de Setembro de 2011 um encontro com 55 técnicos de 22 Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social do distrito de Braga com o objetivo de proporcionar um espaço de partilha de experiências designadamente, sobre a aplicação de metodologias e técnicas de intervenção social e ainda sobre a aplicação de procedimentos utilizados nos atos técnicos inerentes às medidas da Ação Social e às do RSI. Deste modo, pretendeu-se contribuir para a melhoraria do desempenho pessoal e profissional dos técnicos que trabalham nas áreas do desenvolvimento social.

Assim, foram colocadas desta feita os seguintes desafios às seguintes equipas:

Parcerias: um motor para o desenvolvimento local
                Equipa do Centro Social de Bairro – Famalicão

Desenvolvimento Social e comunitário: exemplo de um projeto de participação ativa e de promoção da cidadania
                Equipa da Casa do Povo de Fermentões – Guimarães

Gestão, Organização e Dinamização do Trabalho em Equipa – a experiência do GAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa

Receita do RSI à moda de Sto. Adrião
               Equipa do Centro Cultural e Social de Sto. Adrião – Braga

Avaliar, planear e intervir: um trabalho partilhado e multidisciplinar
               Equipa da Associação de Fomento Amarense – Amares

Da minha parte, considero que foi um momento particularmente rico que revelou muito trabalho das equipas, empenho, capacidade de reflexão, procura de metodologias que provocam efetivamente mudanças, criatividade, procura de rigor no desempenho das suas práticas profissionais.
Concluo que, só o debate enriquece a nossa reflexão e abre-nos para realidades fundamentais que melhor nos capacitam no nosso desempenham pessoal e profissional.
Acho que temos de continuar a aprofundar mais este debate.
Por isso, já está marcado o próximo encontro para mais 22 gabinetes. Este realizar-se-á na ASCREDNO no dia 14 de Outubro às 9h30.



Alexandra Constantino

3 comentários:

  1. Centro Comunitário Moinhos de Vento10 de outubro de 2011 às 09:56

    Reflexão dos técnicos do Centro Comunitário Moinhos de Vento

    O Centro Comunitário Moinhos de Vento, Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho de Barcelos, com sede em Sequeade, deixa aqui a partilha e reflexão do Encontro de Técnicos do GAAS do Distrito de Braga, que se realizou no passado dia 30 de Setembro na emblemática cidade de Guimarães, nas instalações cedidas gentilmente pelo Lar de Santa Estefânia.
    Estes momentos de partilha e reflexão sobre os trabalhos, dinâmicas e parcerias que se realizam neste encontro, permitem-nos uma melhor percepção das dinâmicas que se vão realizando nos diferentes gabinetes de atendimento, proporcionando a divulgação de realidades díspares em algumas situações e similares noutras.
    É de enaltecer todos os trabalhos apresentados, que se mostraram mais valias no que toca ao enriquecimento técnico e profissional de todos os presentes. As apresentações expuseram-nos modelos e métodos de trabalho que nos lançam o desafio de criarmos novas formas de trabalho e de intervenção.
    No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer, carregado de desafios, em que temos que por à prova as nossas capacidades enquanto técnicos, num apelo constante à criatividade e proactividade.
    Queríamos deixar uma palavra de apreço à organização do evento e contamos em ser convidados para futuras iniciativas, sempre com o intuito de fazer mais e melhor.

    Os técnicos do Centro Comunitário Moinhos de Vento

    ResponderEliminar
  2. GAAS Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro13 de outubro de 2011 às 17:02

    A equipa técnica do Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro com sede na Freguesia de Sta. Eufémia de Prazins, Guimarães, gostaria de agradecer à organização do Encontro de Técnicos por esta iniciativa. Revelou-se de grande interesse pelos testemunhos apresentados tanto a nível teórico como a nível de práticas realizadas.
    Este encontro proporcionou ideias para próximos trabalhos e possíveis parcerias/acções entre centros. Também são de realçar pela criatividade que promove entre os técnicos e pelos momentos de convivência e partilha de experiências profissionais vívidas.
    Gostaríamos que estas iniciativas se repetissem pelo enriquecimento que proporcionam, porque o nosso trabalho exige uma constante adaptação às novas realidades.

    A Equipa do Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro

    ResponderEliminar
  3. Foi um momento de reflexão e partilha de conhecimentos - GAAS de Dume

    ResponderEliminar