Páginas

3 de outubro de 2011

Clube das Caminhadas - PN Peneda do Gerês


No dia 15 de Setembro, o Centro Comunitário de Prado, da Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Braga), organizou, a pedido dos utentes, e com o intuito de dar continuidade à actividade da semana anterior, um Passeio a alguns locais de interesse paisagístico e ecológico, uma vez que gostaram da experiência ocorrida no dia 08 de Setembro – Visita Guiada ao Museu da Geira; Visita ao Santuário S. Bento da Porta Aberta e Visita Guiada às Instalações da Água Luso.

Embora, esta acção estivesse pré-definida para uma caminhada, com o objectivo de dar seguimento ao Clube das Caminhadas (pelas Vias Romanas), nos Concelhos vizinhos, os utentes foram auscultados, à semelhança do que aconteceu em algumas actividades anteriores, no sentido da programação das actividades para o dia completo, ir de encontro às necessidades e predilecções dos utentes.

Da parte da Manhã, os utentes puderam optar, segundo as suas preferências e grau de mobilidade, entre uma Visita Guiada ao Museu Vilarinho das Furnas e uma caminhada por uma parte do Trilho “Águia do Sarilhão”.
Na Visita Guiada ao Museu Vilarinho das Furnas mostrou-se a vivência do povo local, através da exposição dos vários materias, sendo possível verem a maneira como viviam, os utensílios que usavam, etc.

A caminhada iniciou-se no Museu de Vilarinho das Furnas – o Trilho termina na margem esquerda da Albufeira Vilarinho das Furnas. Os utentes passaram por áreas de mato e pinhal, de vegetação ribeirinha, de medronhal e de carvalhal. Também foi possível avistar a Fraga do Sarilhão, onde a águia-real construía os seus ninhos.
Depois da hora de almoço, os utentes avistaram a Marina de Rio Caldo, a Albufeira da Caniçada, as Pontes de Rio Caldo, a Barragem da Caniçada, o “Braço” de Salamonde, na Embarcação “Rio Caldo”, que proporcionou um agradável e relaxante passeio num barco de recreio.
Os utentes da Equipa apreciaram bastante a participação nesta actividade, referindo que foi óptima para conhecer a beleza paisagística do Parque Nacional da Peneda do Gerês, “conviver” e “sair de casa”.

A Equipa é do parecer que estas actividades promovem de uma forma informal e extraordinária (1) o convívio social e inter-geracional; (2) o combate ao isolamento; (3) o desenvolvimento de competências sociais e pessoais (entre outros fins), sendo acções que, pelo seu sucesso de objectivos alcançados, devem ser repetidas.

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga
Vila de Prado – Vila Verde




Sem comentários:

Enviar um comentário