Páginas

5 de fevereiro de 2010

Dinâmicas de Grupo “Como Gerir uma Família – dilemas da vida quotidiana”

Entre o dia 07 de Outubro de 2009 e 11 de Novembro de 2009, foram realizadas, pela auxiliar de acção directa do Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da Casa do Povo de Fermentões, seis dinâmicas de grupo abrangendo diversas áreas do quotidiano familiar.

O grupo escolhido foi formado por 6 senhoras com idades compreendidas entre os 25 e os 50 anos. O grupo era composto por senhoras com dificuldades nas várias áreas abordadas e com outras senhoras que tinham sucesso nas diversas áreas.

Estas dinâmicas foram realizadas com o objectivo de se exporem algumas situação-problema de modo a que o grupo formulasse soluções que visavam combater as situações expostas.

Antes de se iniciarem as sessões propriamente ditas solicitou-se o preenchimento de um pequeno questionário, cujas questões incidiram sobre as várias temáticas a trabalhar nas sessões. As senhoras auto-avaliaram-se nas situações apresentadas, numa escala de “Muito bem” a “Muito mal”.

Numa 1ª sessão abordou-se o tema “Economia”, que teve como objectivo principal dar a conhecer metodologias mais assertivas para que a gestão económica do agregado familiar fosse realizada com sucesso.

Aquando de uma 2ª sessão tratou-se do tema “ Alimentação”. Uma vez que a maioria das senhoras não realizava uma alimentação saudável, em grupo trocaram-se receitas saudáveis, económicas e de fácil confecção. As senhoras foram aliciadas a realizar um novo prato até á sessão seguinte, situação que realizaram com agrado.

Relativamente à 3ª sessão, esta centrou-se na questão “Como lidar com os filhos”. Neste grupo estavam mães que conseguiam lidar com os filhos facilmente e outras que a relação estava num ponto de ruptura. O ponto de partida deu-se com um caso prático em que as senhoras deram a sua opinião em como lidariam com a situação. A partir daí, trocaram-se experiências de vida e metodologias para um melhor relacionamento com filhos. Uma vez que a maioria das senhoras tinha menores em casa, foram convidadas a realizar uma actividade lúdica (á sua escolha) com estes, de modo a criarem/manterem uma relação de maior proximidade com estes.

Na 4ª sessão, lidou-se com o tema “ Educação”, não só relativamente aos valores passados de geração em geração, mas também ao nível escolar. Foram dadas dicas, entre as senhoras, em como cativar os filhos a frequentarem a escola. Foi debatida a importância da educação no futuro de um jovem, sendo que a maioria concordou que aposta na educação.

No que concerne á 5ª sessão, tratou-se o tema “Relações”, que teve como objectivo a compreensão de uma das respostas realizadas no questionário anterior às dinâmicas, ao qual todas as senhoras responderam que em caso de terem algum problema, não recorreriam á família, nunca aos vizinhos, indo pedir ajuda aos amigos. Nesta sessão tentou-se compreender como é que estas senhoras lidavam com a família, com o grupo de pares, com os vizinhos, se cultivavam ou não amizades, etc… Durante a sessão e uma vez que as senhoras eram conhecidas umas das outras, foi reforçado o laço enquanto grupo de ajuda.

Por fim, na última dinâmica foi abordado o tema “E eu?” que era direccionado com o tempo que estas 6 senhoras despendiam para cuidar de si mesmas. Durante esta última dinâmica foi realizada mais uma escuta activa, uma vez que esta sessão tornou-se pessoal e as senhoras fizeram revelações que sentiam necessidade de realizar.

Ao longo deste período, o grupo de senhoras foi constante e a adesão às dinâmicas foi realizada quase sempre na sua totalidade. Estas dinâmicas foram realizadas não como algo obrigatório, mas visto como um espaço de partilha e aprendizagem.

A avaliação das senhoras, das dinâmicas de grupo e da dinamizadora foram bastante satisfatórias, referindo algumas das senhoras que mais actividades destas são necessárias para uma troca de conhecimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário