Páginas

19 de fevereiro de 2010

Acção de Promoção de "Técnicas de Procura de Emprego"

Encarando a procura de emprego como uma tarefa bastante desgastante e ingrata, principalmente para indivíduos com baixas qualificações escolares e profissionais, pertencentes a agregados familiares economicamente e socialmente desfavorecidos e reconhecendo que a procura activa de emprego é um aspecto fulcral no (re)ingresso no mercado de emprego, A Equipa Multidisciplinar do SAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu a realização da terceira edição da Acção de Promoção de Técnicas de Procura de Emprego, de forma a dotar os participantes de técnicas capazes de os guiar numa situação de desemprego e prepará-los para a procura activa na obtenção de emprego. Esta acção decorreu nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2009.

A Acção teve a duração de 18 horas e foi concretizada mediante a realização de 9 sessões (1.ª sessão - 09-10-2009; 2.ª sessão - 14-10-2009; 3.ª sessão - 21-10-2009; 4.ª sessão - 30-10-2009 5.ª sessão - 04-11-2009; 6.ª sessão - 11-11-2009; 7.ª sessão - 18-11-2009; 8.ª sessão; 25-11-2009; 9.ª sessão - 03-12-2009).


Todos os participantes que concluíram a Acção elaboraram um anúncio próprio de emprego, uma carta de candidatura espontânea a posto de trabalho, assim como uma carta de apresentação e do seu próprio curriculum vitae.
Na última sessão, todos os participantes na Acção, foram alvo de uma simulação de uma entrevista de emprego com o presidente da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, com o objectivo de por em prática e testar a aprendizagem dos conteúdos abordados nas sessões, tendo cada um entregue o seu CV e uma carta de apresentação. De destacar que todos os participantes obtiveram um feedback favorável do entrevistador quanto aos seus comportamentos e atitudes adoptados na entrevista. No final da Acção, foi entregue um certificado de participação a cada participante.


De destacar que no decorrer das sessões foram divulgados serviços específicos de apoio à procura/criação de emprego existentes na Comunidade [ex. Unidade de Inserção na Vida Activa (UNIVA) existente no concelho de Fafe, que funciona no Centro de Emprego e no Serviço Local da Câmara Municipal de Fafe; Gabinete de Apoio ao Emprego e ao Empreendedorismo do CLDS Territórios_IN), mediante a distribuição de folhetos, aos quais estes poderão recorrer para o fornecimento de apoio técnico especializado.



- Objectivo geral: Sensibilizar os beneficiários para comportamentos, atitudes e procedimentos a adoptar durante o processo de procura de emprego.
- Objectivos específicos: a) identificar atitudes positivas a adoptar durante o processo de procura de emprego; b) descrever os procedimentos necessários para responder a um anúncio de emprego; c) adquirir competências para a elaboração de uma carta de apresentação, de um currículo e de uma candidatura espontânea; d) reconhecer a importância de uma candidatura espontânea; e e) conhecer a dinâmica de uma entrevista de emprego e as atitudes que devem ou não adoptar.
- Público-alvo: 7 participantes concluíram a acção com sucesso devido à sua assiduidade na mesma, com idades compreendidas entre os 16 e os 40 anos de idade, dos quais do 5 eram do sexo feminino e do 2 sexo masculino, que se encontravam em situação de desemprego, dos quais 5 se encontravam desempregados à procura de novo emprego e 2 eram desempregados à procura do primeiro emprego.

- Avaliação: De um modo genérico todos os participantes manifestaram atenção e interesse nos conteúdos abordados, facto este comprovado pela participação activa nas sessões. A avaliação final da Acção foi efectuada mediante o preenchimento, por parte dos participantes, de um questionário de avaliação do programa, com vista a estes, efectuarem uma autoavaliação das competências adquiridas, assim como uma avaliação à acção. A maioria dos participantes classificou as sessões da Acção como “muito boas”, o que indica uma avaliação significativamente positiva da mesma, realçando terem adquirido ou visto reforçadas algumas competências importantes na procura de emprego (ex. maior preparação para a situação de entrevista de emprego; maior preparação para a procura de emprego; aprender a fazer o próprio CV; aprender a fazer o próprio anúncio de emprego; aprender a fazer uma carta de apresentação e/ou candidatura espontânea).

Sem comentários:

Enviar um comentário