Páginas

20 de janeiro de 2010

Acção de Sensibilização Educação para a Saúde - “SOMOS O QUE COMEMOS”

A saúde de todos é hoje, claramente considerada em todas as sociedades, um direito fundamental do ser humano. É cada vez mais importante, para mantermos a saúde (bem estar físico e psicológico) darmos atenção aos alimentos que seleccionamos para a nossa alimentação diária. A frase “somos o que comemos”, representa bem o paradigma da importância da alimentação como fonte de bem-estar e de qualidade de vida.

Neste seguimento, realizou-se no passado dia 10 de Dezembro de 2009 nas instalações da Escola Secundária de Vizela uma acção de informação/ sensibilização de Educação para a Saúde: “Somos o que comemos”.

Esta acção teve como objectivo geral a importância da educação alimentar no que concerne à promoção e melhoria da saúde, e ainda com os objectivos de reduzir os factores de risco para doenças crónicas provenientes de hábitos alimentares inadequados e inactividade física, assim como a consciencialização das beneficiárias para a influência da alimentação e actividade física na saúde e para o impacto positivo que têm as acções de prevenção.

Como estratégia recorreu-se à articulação com três enfermeiras do Centro de Saúde de Vizela, de

modo a explicitar às beneficiárias de como as várias formas de contactos regulares com o referido centro de saúde para a manutenção e vigilância da saúde, através da equipa de enfermagem, podem ter

resultados positivos na sua própria saúde. Os temas abordados foram os seguintes: Alimentação e Nutrição, Roda dos alimentos (Quantas porções diárias devemos comer), Nutrição e as doenças Cardiovasculares, Nutrição e a Diabetes, Nutrição e a Obesidade e Alimentação Saudável e Exercício Físico.

Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social

Santa Casa da Misericórdia de Vizela

Sem comentários:

Enviar um comentário