Páginas

20 de junho de 2012

Projectos de Intervenção


O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do Colégio S. Caetano, em funcionamento desde o dia 1 de Setembro de 2007, encontra-se atualmente a acompanhar 195 Famílias. Com o intuito de melhorar a eficácia de intervenção junto destas famílias têm sido estabelecidas parcerias com vários sectores, entre os quais IEFP, UCC Colina, BragaHabit, CNO, GIP e Agrupamentos de Escolas de Maximinos. Com estes parceiros têm sido criadas novas estratégias de intervenção, nomeadamente a intervenção em grupo. 


Atualmente este serviço dispõe de 3 projetos de intervenção, designadamente: o projeto “Educar para a Vida”, o projeto “Pais na Conquista do Saber” e o projeto “Ser desempregado no seculo XXI”. O projeto “Educar para a Vida” encontra-se dividido em três grupos de intervenção, devido a um número elevado de formandas, é direcionado a um grupo de mulheres, beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, contendo os seguintes módulos: Alimentação Saudável, Gestão de Economia Domestica, Organização Domestica e Cuidados Pessoais, sendo este dinamizado pelas Auxiliares de Ação Familiar da equipa. 


O projeto “Pais na conquista do Saber”, dinamizado pela Psicóloga, direciona-se para mulheres da comunidade Romena. Este projeto contempla 4 módulos: “Motivar Pais”, “Pais à beira de um ataque de nervos”, “Pais de mãos dadas na luta contra a má gestão doméstica” e “Pais imunes ao stress”. Os objetivos passam por promover a autoconfiança e a autoestima, despertar a motivação para a mudança, promover praticas educativas mais adequadas construindo uma nova forma de lidar com os filhos, promover o desenvolvimento de competências ao nível da gestão doméstica, promover técnicas e estratégias de gestão de tempo e ainda promover estratégias de controlo de stress emocional, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias. 


O projeto “Ser desempregado no século XXI”, dinamizado pela Auxiliar de Ação Familiar Ana Pereira, tem como população alvos os beneficiários de RSI, que estejam em situação de desemprego prolongado e tem como finalidade capacitar os desempregados para uma procura de emprego ativa e ajustada às suas necessidades e aos constrangimentos atuais no mercado de trabalho. 


De referir ainda que se encontra a ser realizada uma ação de formação sobre Educação Parental, dinamizada pela Psicóloga, dirigida a um grupo de casais, a qual contempla os seguintes objetivos: desenvolver e aprofundar as competências parentais, nomeadamente o papel da família e as relações pais/filhos; promover estratégias para prevenir/lidar com os comportamentos desafiantes; promover formas de comunicação mais eficazes na relação dos pais com os filhos. 


Este SAAS teve ainda o privilégio de estabelecer uma parceria com a rede EAPNE (Rede Europeia Anti Pobreza), no âmbito do projeto “Para uma Cidadania Ativa” que visa apoiar as famílias mais carenciadas num processo de formação para a cidadania. Este projeto permitiu uma intervenção junto de algumas famílias beneficiárias do RSI, as quais, participaram em sessões de coaching, dinamizadas pelo Dr. Artur Delgado. Com estas sessões procurou-se apoiar os pais na definição de projetos de vida, promovendo o empowerment e o desenvolvimento de competências de cidadania, sendo trabalhadas as questões da inserção socio-profissional e da parentalidade. Por outro lado, este projeto visa também promover nas gerações mais novas o exercício de uma cidadania responsável, solidária e participativa, numa lógica de prevenção de reprodução de situações de pobreza e exclusão social. 


Neste sentido, esta equipa encontra-se a intervir junto das crianças/ jovens através da realização de atividades no período de férias escolares. Até ao momento, já foram realizadas as seguintes atividades: “Anima Seniores na magia do Natal” (em parceria com o Centro de Dia de Maximinos); “Cantar Histórias” (em parceria com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva); “Aula de Kuduro” (em parceria com o Projeto T3tis) e “Idosos em Alerta: Viver com saúde e com segurança” (em parceria com o Centro de Dia de Maximinos, UCC Colina e PSP). 


Estão ainda previstas as seguintes atividades: “Fotografar Emoções”; “Peddy-paper”, “Visita ao Museu D. Diogo de Sousa e participação nos Jogos Romanos de Campo” e “Avós na Moda”. Esta equipa tem em mente a realização de novos projetos mais concretamente com a comunidade cigana do Monte de S. Gregório, a qual se encontra em acompanhamento por este gabinete desde Janeiro de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário