Páginas

6 de junho de 2012

"Alimentação Saudável"


Em conjunto com o serviço de enfermagem da UCC Assucena (ACES Cávado I Braga), o GAAS S. Lázaro da CVP Braga organizou uma sessão de informação e sensibilização sobre os benefícios de uma alimentação saudável. Debateram-se alguns mitos relacionados com alguns alimentos, fizeram-se comparações entre as calorias de diferentes alimentos e até houve espaço para trocar experiências culinárias saudáveis. 
Ficou claro que optar por hábitos alimentares mais saudáveis, não significa abdicar daqueles alimentos menos saudáveis de que tanto se gosta. O importante é que o consumo desses alimentos constitua a excepção e não a regra do nosso dia a dia alimentar. 
Produtos hortícolas, frutos, cereais e leguminosas são alimentos ricos em fibra, vitaminas, sais minerais e com baixo teor de gordura, por isso devem ser os “alimentos base” do seu quotidiano. Por outro lado, é fundamental procurar obter um equilíbrio entre a energia que se consome e a energia que se gasta, ou seja, não se deve consumir mais energia do que aquela que se consegue gastar, caso contrário haverá acumulação de gordura e aumento de peso! Assim, quanto menos energia gastar no seu dia a dia, menos calorias deve consumir, e viceversa. 
Ah! E cuidado, um croissant possui mais de 500 calorias. Um prato de bacalhau cozido acompanhado com grão de bico e hortaliça possui cerca de 600 calorias…um prato de bacalhau com natas possui 1100! 


Recomendações para uma Alimentação Diária mais Saudável: Inicie sempre o seu dia com um pequeno almoço completo e saudável. Para isso: - Consuma leite ou seus derivados com baixo teor de gordura (meio-gordo ou magro); - Pão escuro ou de mistura ou cereais integrais sem adição de açúcar são excelentes fornecedores de energia e fibras, que nunca devem ser dispensados nesta primeira refeição; - Fruta: fresca ou em sumo natural (sem adição de açúcar!) é um complemento indispensável para que o seu dia comece da melhor forma. 


Estiveram presentes 15 mães, que levaram algumas informações e muitas dicas para poderem proporcionar aos seus filhos uma alimentação saudável e incutirem hábitos saudáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário