Páginas

15 de junho de 2012

"À procura de um novo olhar as pessoas e, de com elas evoluir"


Realizou-se no dia 18 de junho mais um encontro de técnicos dos Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social do distrito de Braga (Protocolos do RSI e Acordos Atípicos) com o tema “À procura de um novo olhar as pessoas e, de com elas evoluir,” sendo o enfoque a população com consumos abusivos de álcool. 


Se o objetivo mais imediato deste encontro foi a troca de experiências entre todos os técnicos, pretendeu-se também com ele proporcionar uma reflexão sobre a diversidade de metodologias que as equipas testam e treinam no trabalho de intervenção com esta população, avaliando os constrangimentos e potencialidades da aplicação de cada uma das metodologias, compreendendo que o uso das mesmas não é neutro nem inócuo nos impactos que tem nos indivíduos e nas famílias em causa. 


Neste dia, tivemos a oportunidade de conhecer as seguintes experiências: 


Mudar de hábitos 
 Equipa do Centro Paroquial e Social de Abadim – Cabeceiras de Basto 


Mitos e verdades
 Equipa Centro Comunitário Moinhos de Vento – Sequeade – Barcelos 


A intervenção com os problemas ligados ao álcool como um processo 
 Equipa da Associação Para o Desenvolvimento das Comunidades Locais – S. Torcato - Guimarães 


A evolução de comportamentos a partir da valorização e motivação do individuo
 Equipa Centro Social e Paroquial de Fragoso – Barcelos 


Aditos pela mudança: a motivação no despoletar do insight
 Equipa da Associação Sócio-Cultural S. Gens de Salamonde – Vieira do Minho 


Da minha parte, apraz-me dizer que foi mais um momento muito interessante e de confirmação da dedicação, esforço e capacidade de superação de receios das equipas face à exigência deste trabalho em procurar constantemente caminhos mais sustentáveis e de maior garantia dos direitos sociais. 


No final foi consensualizada a necessidade de se refletir também sobre estratégias diferenciadas de intervenção com a população desempregada de modo a não só encontrar com a mesmas alternativas profissionais mas também e, sobretudo, evitar ruturas pessoais, familiares e sociais. Foi designado um grupo entre os presentes que irá agora arquitetar uma estratégia para se iniciar esta reflexão. Em breve terão notícias! 


Não têm nada a comentar sobre o encontro? 


M. A. Constantino

Sem comentários:

Enviar um comentário