Páginas

18 de abril de 2012

Pensar o Futuro


No dia 5 de abril de 2012 o GAAS da Santa Casa Da Misericórdia de Vizela desenvolveu, nas suas instalações, mais uma atividade dirigida a crianças em idade escolar. Partindo do propósito que as competências adquiridas no espaço escolar são o ponto de partida para uma escolha profissional refletida e responsável no futuro, desenvolveu-se a atividade em grupo Pensar o Futuro, que contou com a participação de 10 crianças. A atividade teve como objetivos prevenir o abandono escolar precoce e consciencializar as crianças para a importância da escola, através da exploração do autoconhecimento em contexto de grupo.
Assim, optou-se pela dinamização de um conjunto de tarefas de incentivo à autorreflexão: primeiramente, o retrato físico e psicológico e as atividades pessoais e sociais de maior e menor interesse; posteriormente uma análise geral das preferências escolares (disciplinas, conteúdos programáticos) estabelecendo-se a ponte com eventuais profissões que ambicionam para o futuro. Finalmente dinamizou-se um pequeno jogo onde se distribuíram cartões, cada um deles com uma profissão. Cada participante partilhou com os restantes até que ponto se revia na profissão do seu cartão.
E porque a atividade foi desenvolvida para crianças, a vertente lúdica também não foi esquecida: os participantes pintaram desenhos alusivos a várias profissões. No final, foram entregues lembranças alusivas à Páscoa, bem como os certificados de participação.
Concluindo, a equipa considera que o autoconhecimento é a chave para uma vida melhor no campo pessoal e profissional, pelo que continuará a apostar em atividades desde formato que promovam o sentido de responsabilidade nas crianças de hoje para que estas, enquanto adultas, que se conheçam e usem a sua inteligência emocional na vida profissional.

GAAS
Santa Casa da Misericórdia de Vizela



Sem comentários:

Enviar um comentário