Páginas

9 de fevereiro de 2011

"Violência no Namoro" - Acção de Sensibilização


O GAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu uma Acção de Informação e Sensibilização sobre a Violência no Namoro, que decorreu no dia 22 de Dezembro de 2010 das 14h30m às 16h30m (duração de 120 minutos).
Esta Acção teve como objectivo geral sensibilizar os participantes para a problemática da violência nas relações no namoro, com destaque para a violência exercida sobre o sexo feminino. Compareceram na Acção 12 jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos (média de idades dos presentes era de 18 anos), dos quais 5 eram do sexo feminino e 7 do sexo masculino.
Para a dinamização desta Actividade recorreram-se à utilização de diapositivos de PowerPoint para a parte informativa e de sensibilização, assim como à exibição de vídeos de campanhas de prevenção/informação sobre o tema e da realização de dinâmicas de grupo para a apresentação dos elementos do grupo e dos dinamizadores e da caracterização de relações afectivas saudáveis vs. violentas.

No final da Acção foram entregues a cada participante um Certificado de Participação, assim como um folheto informativo da Comissão para a Igualdade de Género (CIG), produzidos no âmbito da Campanha “Namoro violento não é amor”, e um folheto de divulgação do Gabinete do Município de Fafe para a área da Violência Doméstica (designado por “Espaço Informação Mulher”).

A generalidade dos participantes apreciou positivamente a sessão, tendo referido ter aprendido ou visto reforçados conhecimentos relacionados com o tema, considerando de forma unânime que a actividade lhe será útil para o seu futuro, realçando os seguintes comentários: “no futuro saberei lidar melhor com uma situação de violência”, “fiquei mais informada sobre situações em que há violência no namoro”, “vai-me ajudar a ter um namoro saudável”, “fiquei a saber como me defender para evitar ser vítima, “vai ajudar-me a estar mais atenta em futuras relações de namoro”. De um modo genérico, todos os participantes na Acção, manifestaram atenção e interesse nos conteúdos abordados, facto este comprovado pela participação activa na sessão.
Em baixo poderá ser consultado as reflexões efectuadas pelos participantes num exercício em que tinham que dar a sua opinião sobre Namoro Saudável vs. Namoro Violento.

Sem comentários:

Enviar um comentário