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9 de fevereiro de 2011

"Competências Parentais" - 6ª Edição


A Equipa Técnica do GAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu, nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2010 a 6.ª Edição da Acção de Promoção de Competências Parentais que teve como objectivo geral promover práticas educativas parentais adequadas no sentido de aumentar a eficácia na parentalidade e simultaneamente prevenir ou reduzir a utilização de práticas educativas parentais inadequadas, ou seja, pretende-se alterar o comportamento dos filhos através de uma mudança no comportamento dos pais (Ramalho, 2001).

Foram alvo de intervenção 3 módulos: a) Competências Interpessoais – Gestão de conflitos; Resolução de problemas; Comunicação; Gestão emocional; b) Estilos Parentais – Características; Consequências; c) Competências/Práticas Parentais – Regras e limites; Discussão e treino de estratégias de disciplina positiva.

Dos beneficiários do R.S.I. que foram convocados para esta Acção 10 participaram na mesma com assiduidade, pontualidade, interesse e motivação, considerando-se por isso que concluíram a Acção. De salientar que destes 9 eram do sexo feminino e apenas 1 do sexo masculino (nenhum dos participantes formavam um casal). No final da Acção todos os participantes receberam um Certificado de Participação e uma sebenta com os conteúdos abordados nas sessões.

A avaliação final da 6.ª Edição da Acção de Promoção de Competências Parentais foi efectuada mediante o preenchimento, na última sessão, por parte dos participantes, de um questionário de avaliação da Acção, com vista a efectuarem uma autoavaliação das competências adquiridas, assim como uma avaliação da Acção em si. As informações recolhidas através deste questionário foram sujeitas a uma análise de conteúdo que em baixo se descreve.
- Dos oito participantes que preencheram o questionário, seis consideraram as sessões como “muito boas” e 2 como “boas”, o que indica uma avaliação significativamente positiva das mesmas.
- Todos os participantes referiram ter apreciado globalmente o programa, tendo surgido as seguintes respostas: “gostei de tudo” (5); “aprender as maneiras certas de educar as crianças” (2); “ouvir a opinião dos outros participantes sobre as formas que usam para educar as crianças” (2); “o convívio entre os participantes” (1); “forma como o tema foi abordado/explicado” (1).
- A maioria dos participantes referiu ter adquirido ou visto reforçadas algumas competências importantes na educação e gestão do comportamento dos seus filhos, tendo surgido as seguintes respostas: 2 participantes apontaram “ser mais compreensivo e ouvir melhor os meus filhos” e outros 2 “aprendi um pouco de tudo”; com uma resposta cada foram referidos “ter calma”, “tentar ter mais tempo para o meu filho”, “novos truques para educar os meu filhos”, “estabelecer regras”, “melhorar a educação que dou aos meus filhos”, “respeitar certas atitudes dos filhos”, “maneiras certas como se deve castigar as crianças”, “formas adequadas de falar com as crianças, não se deve dizer «tu és sempre a mesma» ” e “lidar melhor com as birras”.

Em baixo poderão ser consultados alguns dos trabalhos e reflexões efectuados pelos participantes, designadamente alguns dos postais que os participantes elaboraram numa das sessões para entregar aos filhos no dia 20 de Novembro – Dia Universal da Criança.



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