Páginas

16 de fevereiro de 2011

Clube das Caminhadas


No seguimento da Apresentação do Percurso Vilaverdense da Via Romana XIX, que decorreu no dia 15 de Julho de 2010, a qual pretendia, entre outros objectivos, impulsionar o Clube das Caminhadas, iniciou-se o mesmo no dia 04 de Novembro de 2010. Foram realizados 4 percursos, baseados nas Vias Atlânticas/Percursos da Via Romana XIX, no Concelho de Vila Verde.

O 1º Percurso (realizou-se no dia 04/11/2010) teve início na Ponte de Prado e terminou na Capela S. Sebastião (Freguesia de Oleiros); o 2º (16/11/2010) foi desde o terminus do 1º até à EN201 - Freguesia de Freiriz; o 3º (22/11/2010) decorreu até à Freguesia de Marrancos e o último (31/01/2011) desde essa Freguesia até à Fregusia de Rio Mau.

No 1º Percurso tivemos a oportunidade de contemplar a Ponte de Prado e o imponente Pelourinho da Freguesia. Alguns metros à frente, passamos pela Casa da Botica e pela Rua Direita, onde se situa os antigos Paços do Concelho. No 2º Percurso, a caminhada permitiu a passagem pela Capela S. Sebastião (Oleiros) e por um Marco Miliário, descoberto em 2006 (localizado numa mata - Bouça de Crasto - Lugar das Alminhas - Freguesia de Atiães). No 3º Percurso existiu a oportunidade de usufruir de uma grande beleza paisagística na Freguesia de Marrancos. Depois de passarmos por Marrancos (4º Percurso) caminhamos por zonas de mata e campos de cultivo, passando pela Ponte de Goães (Ponte Medieval, situada sobre o Rio Neiva, na Freguesia de Goães). As caminhadas terminaram na Freguesia de Rio Mau, onde o percurso passou pela igreja Paroquial e as Alminhas do Lugar de Feira Nova - onde termina o percurso pelas terras de Vila Verde. A partir daí o percurso situa-se na Vila de Ponte de Lima, seguindo para Paredes de Coura e Valença, que através da Ponte Velha, sobre o Rio Minho, deixará de pertencer ao nosso País, para continuar por caminhos de Espanha.

Esta Acção teve como finalidades, entre outras, incentivar a actividade física e o conhecimento do património cultural do Concelho de Vila Verde, tendo boa aceitação e adesão da comunidade e dos utentes-participantes da Equipa (10).

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga
Vila de Prado - Vila Verde


Sem comentários:

Enviar um comentário